Exclusivo

Televisão

Quem é Luigi Mangione, o rapaz de boas famílias que matou o CEO de uma seguradora de saúde numa rua de Nova Iorque

A 4 de dezembro de 2024, Luigi Mangione, de 26 anos, terá morto a tiro o CEO da maior seguradora de saúde dos EUA
A 4 de dezembro de 2024, Luigi Mangione, de 26 anos, terá morto a tiro o CEO da maior seguradora de saúde dos EUA

No final de 2024, o CEO da maior seguradora de saúde nos EUA foi baleado no meio da rua, em Nova Iorque. “Who Is Luigi Mangione?”, documentário em streaming na Max, traça o perfil do alegado assassino e serve de introdução ao caso, tudo em menos de 50 minutos

Quem é Luigi Mangione, o rapaz de boas famílias que matou o CEO de uma seguradora de saúde numa rua de Nova Iorque

Markus Almeida

Jornalista

Nem três meses passaram desde que o diretor executivo da maior seguradora americana na área da saúde foi baleado numa das principais avenidas de Nova Iorque e já aí está o primeiro documentário. “Who Is Luigi Mangione?” estreou-se na Max, mas é uma produção da Twist Media e da Law & Crime para a Investigation Discovery. A realização é da dupla Brian Ross e Rhonda Schwartz, veteranos do jornalismo de investigação. É também um lembrete, caso já nos tenhamos esquecido, de como a história do assassínio de Brian Thompson foi, pelo seu aparato e impacto mediático, cultural e político, um acontecimento espetacular no mais estrito sentido da palavra. 
O CEO da UnitedHealthCare foi baleado a 4 de dezembro de 2024, por volta das 6h45, quando se preparava para entrar no New York Hilton Midtown. Para esse hotel, nessa manhã, estava marcado um evento com os investidores em que Thompson iria falar sobre as perspetivas financeiras da empresa para 2025 (perspetivando-se receitas superiores a 450 mil milhões de dólares). As câmaras de segurança do hotel captaram os últimos momentos do executivo. Ainda não amanheceu. Thompson encaminha-se para a entrada. Logo atrás, vindo do lado esquerdo do ecrã, surge o misterioso atirador de capuz posto, mochila às costas e pistola com silenciador em riste. Dispara uma vez, mas a arma parece encravar. Com calma, desencrava-a, volta a disparar e repete tudo uma vez mais enquanto se aproxima da vítima, prostrada no chão. A seguir, atravessa a estrada em passo acelerado e desaparece de cena.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate