Música: Dragões, insetões, monstros e bonecos de peluche na tetralogia de Wagner em Basileia

Em salas esgotadas e com sucesso estrepitoso, o ciclo completo da tetralogia de Wagner foi recentemente apresentado na Ópera de Basileia, na Suíça
Em salas esgotadas e com sucesso estrepitoso, o ciclo completo da tetralogia de Wagner foi recentemente apresentado na Ópera de Basileia, na Suíça
Nas quatro récitas apresentadas entre 4 e 9 de junho em Der Ring — Ein Festival (um festival em torno de “O Anel do Nibelungo”, de Richard Wagner), encenação concebida por Benedikt von Peter, o diretor artístico da Ópera de Basileia, foi apresentada uma produção que apostou na análise dos efeitos do poder patriarcal de Wotan (papel recriado pelo baixo-barítono canadiano Nathan Berg, aplaudidíssimo pela sua voz ampla e escura) sobre as várias gerações dos seus descendentes e ascendentes no Panteão nórdico-germânico. No Valhalla, os deuses também sofrem de húbris e desafiam incessantemente Wotan, nunca aceitando a submissão às leis brutais impostas à força com pactos, maquinações e conspirações. Também esta leitura do “Ring” insiste na primazia feminista e nas cogitações revoltadas de Brünhilde, sempre do ponto de vista das memórias libertárias da personagem da famosa valquíria (papel que coube à soprano dinamarquesa Trine Møller), omnipresente ao longo de todas as récitas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt