Exclusivo

Música

Música: Quatro amores, quatro cidades e quatro mulheres nos “Contos de Hoffmann” no Met de Nova Iorque

Cena do III ato de “Les contes d’Hoffmann”, com Benjamin Bernheim no papel de protagonista
Cena do III ato de “Les contes d’Hoffmann”, com Benjamin Bernheim no papel de protagonista
Karen Almond/Met Opera

No Met de Nova Iorque, e com transmissão em direto na Gulbenkian no passado dia 5, vimos uma complexa ópera-prima francesa com um protagonista ideal

Após compor quase uma centena de operetas, Jacques [Jacob] Offenbach (1819-80) optou por algo mais sério: uma ‘ópera fantástica’. Baseada na peça de Jules Barbier e Michel Carré “Les contes fantastiques d’Hoffmann” (1851) e com libreto do primeiro, a ópera reúne quatro histórias de amor do escritor e compositor E. T. A. Hoffmann (1776-1822) para criar um enredo faustiano com o autor no centro do drama. “Les contes d’Hoffmann” (1881) seria o canto do cisne-testamento de Offenbach (que morreu a meses da estreia, deixando as partes vocais praticamente completas e a orquestração por acabar).

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate