26 março 2023 8:50

Vladimir Putin é uma figura que não cabe em estereótipos
contributor/getty images
“Temos que Falar Sobre Putin”, de Mark Galeotti, deixa claro: compreender que Putin não cabe numa única palavra, estereótipo ou ideologia é o melhor caminho para o (tentar) decifrar
26 março 2023 8:50
Chegou há um mês às livrarias portuguesas o livro “Temos de Falar Sobre Putin”, de Mark Galeotti. O original desta obra não é propriamente novo, tendo a primeira edição sido lançada em 2019. Mas o tema tem-se tornado da maior pertinência, com a guerra na Ucrânia a conferir-lhe uma atualidade renovada. Esta tradução permite, assim, aos leitores do país aceder às considerações de Galeotti, um prestigiadíssimo especialista em assuntos russos, acerca da personalidade Putin e das suas múltiplas pretensões.
Galeotti é um excelente desconstrutor de ideias e mitos socialmente vulgarizados, embora infundados e historicamente descontextualizados — não fosse esta obra subintitular-se “Razões de um Mal-Entendido”. Simultaneamente em desacordo com a simplificação em torno desta figura política, por um lado, e a sua caricaturização, por outro, a tese de Galeotti visa, como o próprio descreve, “apresentar uma imagem das complexidades de Vladimir Putin.” Estas complexidades determinam que não se possa definir o líder russo simplesmente como o saudosista presumido, o mais russo dos russos, ou o ex-KGB, embora, atente-se, tudo isto esteja, em diferentes graus, sincronicamente presente na figura e no pensamento do líder russo. O erro está em isolar cada uma destas facetas concomitantes de Putin, não olhando para o todo.