Retratos de Abril

Maria Lamas: uma “Mulher do meu País” que lutou pelo direito das mulheres durante o Estado Novo

28 de abril de 1974, estúdios da RTP. Ainda espantada com o que o país vivera nos últimos dias, Maria Lamas mostrava-se esperançada numa nova vida, mais justa, sobretudo para as mulheres. Direitos iguais para as mulheres foi o combate de vida desta mulher singular, que divorciou-se duas vezes, numa época em que tal era estigma, foi das primeiras jornalistas profissionais, presidiu ao conselho nacional das mulheres portuguesas, esteve presa e exilada por opor-se ao regime ditatorial. Oiça a sua biografia neste episódio do podcast Retratos de Abril

Arquivo A Capital

Deixou-nos também, um dos mais importantes registos históricos de imagens da década de 1940, “Mulheres do meu país”. Qual foi o percurso de Maria Lamas, para quem o 25 de Abril só valeria a pena se também significasse uma revolução na condição de vida das mulheres?

Mário Henriques com João Carlos Santos

Retratos de Abril é uma viagem em redor do 25 de Abril. À escuta dos sons da época, tenta fixar aquele tempo histórico. Encontra militares e políticos mas, também, a sociedade civil que se opôs ao Estado Novo e lutou pela liberdade. Dos generais e capitães aos líderes políticos; de escritores e poetas a advogados, médicos e professores universitários.

Retratos de Abril revela uma sociedade que, afinal, não era a preto e branco.

Em 25 episódios é contada a História dos protagonistas que, há 50 anos, estavam prontos a construir a democracia.

Este podcast especial do Expresso conta com guiões escritos por Lourenço Pereira Coutinho e narrados por Teresa Amaro Ribeiro, com música original e sonoplastia de João Luís Amorim, apoio à produção de Inês Marcelo e redes sociais de Tiago Serra Cunha. O genérico inicial tem a voz de Jorge Gomes e a capa é de Mário Henriques com João Carlos Santos. Retratos de Abril é um podcast especial do Expresso nos 50 anos da Revolução, com coordenação de Joana Beleza e direção de João Vieira Pereira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: taribeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate