“Num ataque de pânico a pessoa sente que está com um enfarte, um avc, ou a enlouquecer. Mas deve tentar respirar fundo e aguardar que passe”
O que pode estar na origem de um ataque de pânico? E como podemos identificá-lo e tratá-lo? “Um ataque de pânico é uma resposta brutal do organismo a uma ameaça que não existe”, explica o psiquiatra e professor Pedro Morgado. Oiça aqui o podcast do Expresso dedicado à saúde mental, desta vez com um episódio dedicado à ansiedade e aos ataques de pânico, um problema comum entre a população e, na maior parte das vezes, sem consequências graves e prolongadas no tempo. No entanto, há casos em que se tornam muito frequentes, levando a uma mudança brutal nos comportamentos e rotinas por causa do medo e angústia que provocam. No segundo episódio do “Que Voz é Esta?”, oiça também o testemunho de Hugo Soares, professor na zona de Lisboa, que conta como é viver com ataques de pânico há mais de 20 anos
Os ataques de pânico são um problema comum entre a população e, na maior parte das vezes, não têm consequências graves e prolongadas no tempo. No entanto, há casos em que se tornam muito frequentes, levando a uma mudança brutal nos comportamentos e rotinas, e a um grande impacto na saúde mental e física, e na vida social e profissional.
Hugo Soares, 40 anos e professor do ensino profissional em três escolas na zona de Lisboa, é um desses casos. Aos 12 anos, durante um treino de futebol, teve o seu primeiro ataque de pânico, e tem lidado com este problema desde então. Neste segundo episódio do podcast "Que voz é esta?", Hugo descreve o impacto que estas crises tiveram na sua vida, desde ter sido forçado a abandonar o desporto até ter deixado de sair de casa, com medo de voltar a sentir pânico.
José Fernandes
Pedro Morgado, psiquiatra, professor na Escola de Medicina da Universidade do Minho e coordenador do livro "Manual de Tratamento da Ansiedade", também convidado a participar neste segundo episódio do podcast de saúde mental, explica que um ataque de pânico é uma "resposta brutal do organismo a uma ameaça que não existe", é "o corpo a funcionar bem no momento errado".
Um ataque de pânico é uma "resposta brutal do organismo a uma ameaça que não existe"
As causas dos ataques de pânico não são inteiramente conhecidas, mas há fatores de risco associados, sobretudo biológicos, mas também sociais. "Vivemos numa sociedade que está sempre a falar do que é perigoso e do que pode correr mal, logo é natural que as pessoas vão desenvolvendo respostas que estão em linha com esta preocupação excessiva.”
O “Que voz é esta?” é um novo podcast do Expresso dedicado à saúde mental. Todas as semanas, as jornalistas Joana Pereira Bastos e Helena Bento vão dar voz a quem vive com ansiedade, depressão, fobia ou outros problemas de saúde mental, e ouvir os mais reputados especialistas nestas áreas. Sem estigma nem rodeios, vão falar de doenças e sintomas, tratamentos e terapias, mas também de prevenção e das melhores estratégias para promover o bem-estar psicológico. O podcast conta com o apoio científico de José Miguel Caldas de Almeida, psiquiatra e ex-coordenador nacional para a saúde mental.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes