Até onde vai o euroceticismo do PCP? João Oliveira, cabeça de lista da CDU, responde a Daniel Oliveira
Com 44 anos, João Oliveira é das figuras mais populares do PCP, tendo sido, antes da eleição de Paulo Raimundo, um dos nomes mais falados para secretário-geral. É uma aposta forte dos comunistas para uma eleição difícil em que as suas posições vão em contramão com a de quase todos os partidos com representação parlamentar. É o convidado de Daniel Oliveira, no podcast Perguntar Não Ofende
Desde o início da “geringonça”, a CDU tem registado quedas eleitorais em todas as eleições. Em 2019, teve 7%, quase metade do que tivera cinco anos antes. E desde então, tem sofrido um grande desgaste eleitoral nas legislativas e autárquicas. Ao efeito do abraço do urso do PS podem juntar-se, numas eleições mais marcadas por temas de política internacional, o efeito das posições do PCP sobre a Ucrânia. Mesmo o euroceticismo dos comunistas parece não ser, num país com forte apoio à integração e ao euro, uma vantagem eleitoral. A clareza, que se pode elogiar, pode não ajudar.
Entretanto, o PCP tem renovado os seus principais rostos, com a nova liderança de Paulo Raimundo e a substituição, como cabeça de lisa às europeias, do eficaz mas omnipresente João Ferreira pelo carismático João Oliveira.
Chegou a deputado em 2006, para substituir o histórico Abílio Fernandes. Passou a ser cabeça de lista por Évora em todas as eleições seguintes – tirando as últimas –, tendo perdido a eleição em 2022, num momento histórico em que os comunistas deixam de ter qualquer eleito por aquele círculo alentejano. Foi líder parlamentar durante nove anos.
É mais que uma entrevista, é menos que um debate. É uma conversa com contraditório em que, no fim, é mesmo a opinião do convidado que interessa. Quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente interessantes. Um projeto jornalístico de Daniel Oliveira e João Martins. Imagem gráfica de Vera Tavares com Tiago Pereira Santos e música de Mário Laginha. Subscreva (no Spotify, Apple e Google) e oiça mais episódios: