A política externa e de defesa não aparece nos programas eleitorais para 10 de março, e isso é preocupante
Nem com duas guerras na vizinhança e a recente pandemia os partidos que concorrem às legislativas portuguesas deram importância à política externa e de defesa nos seus programas eleitorais. Nos debates e na campanha em curso não se encontra reflexo do estado do planeta
Os acontecimentos que mais afetaram a vida de todos os portugueses nos últimos anos tiveram origem externa, da covid-19 que nos enfiou em casa às guerras que lançam sombras de insegurança e fazem aumentar os preços de bens essenciais. Ninguém o diria, porém, ao ver a campanha eleitoral para o próximo dia 10 de março. Os assuntos internacionais parecem ausentes das prioridades dos partidos portugueses.
Para perceber os motivos e a gravidade deste apagão, participam neste episódio a investigadora Diana Soller, do Instituto Português de Relações Internacionais, e o jornalista Hélder Gomes, do Expresso, que assinou recentemente um texto sobre este mesmo tema. A conversa é moderada pelo editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, e a edição técnica coube a Salomé Rita.
O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares, Ana França e Hélder Gomes.