“As mulheres da América Latina são valentes na luta pelos seus direitos e há muito extremismo a lutar contra elas”
Pela segunda vez em 15 meses o Chile rejeitou a nova Constituição no referendo deste domingo: “Os chilenos sentem um enorme cansaço com as discussões sobre os novos projetos” de sinais contrários. Para nos falar de um texto que era (quase) pior do que a Constituição do ditador Pinochet, do Brasil, e de outros países da região são nossos convidados neste episódio do podcast O Mundo A seus Pés a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques e o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos
Uma cidadã vota durante um referendo sobre uma nova Constituição chilena em Santiago, Chile, 17 de dezembro 2023
IVAN ALVARADO
O Chile foi este domingo às urnas para referendar a nova Constituição e voltou a rejeitar qualquer mudança pela segunda vez em 15 meses. A Constituição em vigor ainda é a que a ditadura de Pinochet aprovou em 1980 com revisões e ajustes exigidos pela democracia.
O projeto de redação de uma nova Constituição começou a ser debatido em 2019, na sequência de uma onda de grandes e violentos protestos da população. Em setembro de 2022 realizou-se um primeiro referendo que chumbou a proposta votada por ser (alegadamente) demasiado à esquerda. Um novo texto – apoiado pela direita e extrema-direita – foi votado este domingo e “rejeita valores fundamentais [da democracia] e direitos das mulheres”, diz a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, nossa convidada neste episódio de O Mundo a Seus Pés dedicado à América Latina, “a região com quem a Europa tem maiores laços históricos e culturais”.
Para nos falar do Brasil, e das relações diplomáticas entre Portugal e o Brasil, é nosso convidado o embaixador de Portugal naquele grande país, Luís Faro Ramos. Diplomacia é muito mais do que assegurar negociações e garantir protocolos. Diplomacia é ambiente, é cultura, é economia, é investimento, é a atenção à floresta amazónica, é tudo o que faz mexer uma sociedade porque a diplomacia também é feita para defender os interesses das pessoas e do planeta.
Com as eleições para o Parlamento Europeu marcadas para o primeiro semestre de 2024, a eurodeputada socialista Maria Manuel Leitão Marques afirma que a "América Latina tem atualmente uma dimensão (mais importante) para a Europa do que aquela que tinha há cinco anos atrás. E lembra que se a negociação do acordo entre a União Europeia e o Mercosul chegar finalmente à idade adulta e tiver pernas para andar,ganhamos todos “menos os agricultores franceses”.
Em termos de representação internacional, “a União Europeia e na América Latina são um terço dos (países) membros das Nações Unidas”, lembra Maria Manuel Leitão Marques.
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares, Ana França e Hélder Gomes. Embarque connosco numa viagem sonora à volta do mundo, ouvindo os outros episódios deste podcast.