Há 120 mil judeus e 12 milhões de árabes no Brasil: “A direita evangélica apoia Israel, a esquerda a Palestina”
O conflito entre Israel e o Hamas está a “polarizar a sociedade brasileira” onde as comunidades de origem judaica e árabe sempre coexistiram pacificamente. Neste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés temos connosco Guilherme Stolle Casarões, professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, que nos explica estas divisões e recorda quem foi Oswaldo Aranha, o diplomata brasileiro mais conhecido em Israel
O embaixador Oswaldo Aranha foi o segundo presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas. Negociador exímio, enquanto ministro das Relações Exteriores afastou o Brasil das potências do Eixo, durante a II Guerra Mundial, aproximando-o dos Estados Unidos. Em 1947, Aranha presidiu à Assembleia Geral das Nações Unidas, onde foi aprovada a resolução 181, que formalmente dividiu a Palestina britânica em dois Estados – um de maioria judaica, e um árabe. A sua capacidade de diálogo entre as partes foi decisiva para a votação final.
O investigador e professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, Guilherme Stolle Casarões, defende que o Brasil “sempre manteve uma posição coerente em relação a Israel e à Palestina”, com fortes críticas a Israel depois da guerra dos seis dias em 1967.
Ataque da artilharia israelita contra a Faixa de Gaza
Esta posição (coerente) da política externa brasileira só estremeceu no mandato presidencial de Jair Bolsonaro que, seguindo o exemplo de Donald Trump, anunciou a intenção de transferir a embaixada de Telavive para Jerusalém. Bolsonaro recuou quando foi confrontado com eventuais sanções dos países árabes às importações de produtos brasileiros, e Lula da Silva aposta na capacidade de mediação política do Brasil em vários conflitos internacionais.
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares, Ana França e Hélder Gomes. Embarque connosco numa viagem sonora à volta do mundo, ouvindo os outros episódios deste podcast.