O Mundo a Seus Pés

Hungria, capital europeia da direita populista

Uma cimeira sobre demografia é pretexto para analisarmos os esforços conjugados dos primeiros-ministros húngaro, Viktor Orbán, e italiana, Giorgia Meloni, contra o consenso das democracias liberais europeias. Unidos na política restritiva em relação à imigração, divide-os a guerra na Ucrânia

Hungria, capital europeia da direita populista

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Hungria, capital europeia da direita populista

Hélder Gomes

Jornalista

Hungria, capital europeia da direita populista

João Martins

Sonoplastia

Anna Szilagyi

Na semana em que Budapeste acolhe uma cimeira sobre demografia que juntou na capital húngara dirigentes europeus de relevo, sobretudo da direita radical, olhamos para o país de Viktor Orbán. Polo agregador de populismos que desafiam a norma europeia, foi palco para a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, rejeitar a imigração enquanto solução para o envelhecimento populacional do continente.

Teresa Ferreira Rodrigues, catedrática da Universidade Nova de Lisboa e membro da direção do Instituto Português de Relações Internacionais, e Hélder Gomes, jornalista da equipa internacional do Expresso, são convidados de um episódio conduzido pelo editor da secção, Pedro Cordeiro. A sonoplastia é de João Martins.

Unidos nas questões migratórias, Orbán e Meloni divergem quanto à guerra na Ucrânia. Se o húngaro não retomou a importação de cereais do país de Volodymyr Zelensky, a italiana tem adotado o tom da NATO de defesa do invadido e censura ao invasor russo.

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. A condução é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França. Subscreva e ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate