O Mundo a Seus Pés

O líder do Camboja está no poder há 38 anos. E agora vai passar o testemunho…ao filho. É hora de mudança ou só mais um capítulo da dinastia?

Depois de quase 40 anos à frente dos destinos do Camboja, um país do sudeste asiático com cerca de 17 milhões de pessoas, Hun Sen vai deixar a cadeira de primeiro-ministro… para o filho. Estará o país que sofreu um dos mais brutais regimes do século XX à beira de uma mudança? Ouça aqui o podcast Mundo a Seus Pés

O líder do Camboja está no poder há 38 anos. E agora vai passar o testemunho…ao filho. É hora de mudança ou só mais um capítulo da dinastia?

Ana França

Jornalista da secção Internacional

Filho de agricultores, fez parte dos homens de um dos mais violentos ditadores do século XX, Pol Pot, que entre 1975 e 1979 matou cerca de dois milhões de cidadãos, quase um quarto dos 7.8 milhões que habitavam o país na altura.

Em 1977, Hun Sen deserta para o Vietname e em 1979 volta ao país, para ocupar o lugar de ministro dos Negócios Estrangeiros no governo imposto pelos vietnamitas. Nos bastidores, começa a fomentar acordos de paz, e, depois do fim da guerra civil, Hun Sun é apresentado às massas como a pessoa que a conseguiu.



Ainda hoje o seu legado é este, é dele que ele e a sua família, todos com variados interesses em setores estruturais, se alimenta, é daí que vem a legitimidade, se é que esta palavra se pode utilizar num país onde não há eleições livres há mais de dez anos, onde toda a oposição foi silenciada com leis feitas à medida para ilegalizar partidos, onde não existe imprensa livre.

O seu filho, Hun Manet, vai ocupar em breve o lugar de primeiro-ministro, não haverá eleições para isso. Hun Sen já disse que, depois do seu filho, será o seu neto a ocupar o poder. Enquanto isso, o próprio Hun Sen fica livre para trilhar o seu próprio caminho, em tudo semelhante ao de um monarca. Será agora líder do Senado, e o líder do Senado é quem substitui o rei sempre que este esteja de alguma forma impedido de realizar os seus deveres por qualquer razão. Hun Manet educou-se nos Estados Unidos, tem uma presença muito assídua nas redes sociais e é formado em Economia. Vai trilhar o seu caminho, vai aproximar-se do Ocidente, ou vai ser apenas outro elo da dinastia, um mero fio condutor para as decisões que o seu pai vai continuar a tomar.

Neste episódio do Mundo a Seus Pés, falamos com dois professores e investigadores que se especializaram em entender o mundo asiático, Luis Mah, professor de desenvolvimento global ISCTE, e Tiago André Lopes, Professor de Estudos Asiáticos e de Diplomacia da Universidade Portucalense e Investigador do Instituto do Oriente. Este episódio tem a sonoplastia de João Luís Amorim.

O Mundo a Seus Pés sai todas as segundas-feiras, e pode ser ouvido no site do Expresso mas também em várias aplicações de podcasts.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: afranca@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate