O Mundo a Seus Pés

Derrota sem paliativos para Pedro Sánchez nas eleições locais espanholas

PSOE e Podemos, coligados no Governo central, foram zurzidos pelo eleitorado nas eleições municipais e autonómicas de 28 de maio. Primeiro-ministro Pedro Sánchez falhou a aposta de fazer do escrutínio um plebiscito ao Executivo

Derrota sem paliativos para Pedro Sánchez nas eleições locais espanholas

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Derrota sem paliativos para Pedro Sánchez nas eleições locais espanholas

João Martins

Coordenador de Podcasts

O Partido Socialista Operário Espanhol (centro-esquerda) deve manter dois ou três governos regionais, entre os doze que foram a votos este domingo. Antes das eleições governava nove dessas comunidades autónomas. Aragão, Valência, Extremadura, La Rioja e Baleares passam para as mãos do Partido Popular (direita), que vê no resultado uma rampa de lançamento para conquistar o poder nas legislativas de dezembro.

Neste episódio o politólogo Diogo Noivo, atento analista da política espanhola e autor do livro “Uma história da ETA”, sobre o terrorismo no País Basco, é convidado para uma conversa com o editor da secção internacional do Expresso, Pedro Cordeiro. A edição técnica fica a cargo de João Martins.

Do desaire do PSOE e do Podemos, seu aliado no Executivo espanhol, ao desaparecimento do partido liberal Cidadãos, a análise da noite eleitoral procura tirar lições para a próxima ida às urnas. Olhando para a direita triunfante, há ainda tempo para explorar a relação do PP com o Vox (direita radical) e as alianças que protagonizaram nalgumas regiões, que podem reproduzir-se dentro de meses a nível nacional.

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. Vai para o ar todas as semanas à segunda-feira e é feito de forma rotativa pelos jornalistas Manuela Goucha Soares, Ana França, Cristina Peres e Pedro Cordeiro.

Ouça aqui mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate