O Mundo a Seus Pés

Colômbia: O país onde os nomes de família pesam na política e a guerrilha pode ter feito um milhão de mortos

A Colômbia é uma democracia convalescente, a sarar feridas de “uma guerra que fez, consoante os números, 200 mil, 300 mil,um milhão de mortos”, disse o Presidente Gustavo Petro, na Universidade de Salamanca, onde estudou. Para nos falar deste país rico em cultura e biodiversidade, e da sua sociedade profundamente estratificada e desigual onde o nome de família tem um peso insuportável, temos connosco dois convidados neste episódio do podcast O Mundo a Seus Pés: Susana Barradas, uma portuguesa que dirige o Departamento de Psicologia da Universidade Externado da Colômbia, e Fabrício Chagas Bastos, um académico brasileiro que acompanha a implementação do processo de paz e assistiu (demasiado perto) a dois atentados, em Bogotá

Gustavo Petro, o primeiro Presidente de esquerda a ser eleito na Colômbia, esteve em Portugal este fim de semana. Reuniu com João Goulão, coordenador nacional para a Política de Drogas, com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro António Costa.

Petro, que na sua juventude militou no grupo de guerrilha M-19 (que roubou a simbólica espada de Bolívar), chegou a Portugal na sequência da sua primeira visita de Estado a Espanha – país que tem o estatuto de acompanhante da aplicação do Processo de Paz na Colômbia – onde estabeleceu contactos com potenciais investidores na Colômbia, e foi recebido pelo Rei Felipe VI.

O Vox, partido de extrema-direita, contestou a sua intervenção nas Cortes (parlamento) e abandonou o hemiciclo quando o Presidente da Colômbia ia começar a discursar. Em solidariedade, os outros deputados deram-lhe aquele que definiu como “o maior aplauso” da sua vida.

Para nos falar de uma sociedade estratificada em que cada classe social mora em seu bairro, da dura vida dos trabalhadores que gastam mais de 6 horas por dia nos transportes, da beleza da natureza e da cultura, de teatro e de gastronomia, temos connosco neste episódio de O Mundo A Seus Pés, Susana Barradas, uma académica portuguesa que quer criar o filho em Bogotá e dirige o Departamento de Psicologia da Universidade Externado da Colômbia, e Fabrício Chagas Bastos, um investigador brasileiro que acompanha a implementação do processo de paz e assistiu (demasiado perto) a dois atentados, em Bogotá.

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgoucha@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas