Episódio extra: Coroação de Carlos III, o Reino Unido entrou finalmente no século XXI?
O sucessor de Isabel II foi coroado na Abadia de Westminster, numa cerimónia que levou um milhão de pessoas às ruas de Londres e a que outros 20 milhões assistiram pela televisão. Conversa com Francisca Ferreira Marques, correspondente do Expresso em Londres, que esteve na multidão sob a chuva, neste episódio extra do podcast O Mundo a Seus Pés conduzido por Pedro Cordeiro
Há 70 anos que o Reino Unido não coroava um chefe de Estado. Houve muitas semelhanças e outras tantas diferenças entre a cerimónia protagonizada por Isabel II em 1953 e a que consagrou este sábado o seu filho e herdeiro, Carlos III. É que a tradição e a continuidade são esteios da coroa, mas o mundo pula e avança e há que manter sintonia com os súbditos, no Reino Unido e nos demais 14 países em que o monarca britânico reina.
Neste episódio extra falamos com Francisca Ferreira Marques, correspondente do Expresso em Londres, que não se deixou impressionar pela intempérie — que obrigou a reduzir o espetáculo de aviação programado — e andou pelos parques e ruas da capital britânica a falar com muitos dos que quiseram fazer parte daquele dia.
Da presença discreta dos familiares mais polémicos do rei ao simbolismo de um ritual herdado da Idade Média; da dura repressão dos protestos republicanos aos festejos populares que prolongam a régia efeméride, eis meia hora de conversa, conduzida pelo editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, e com edição técnica de João Luís Amorim.
A rainha Camila e o rei Carlos III na varanda do Palácio de Buckingham, perante milhares de pessoas que encheram as ruas de Londres
Palácio de Buckingham
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes