O Mundo a Seus Pés

Naufrágio na costa italiana: Europa e migrações, ou como realidade e discurso estão cada vez mais dissociados

Na semana em que voltaram a morrer dezenas de pessoas no Mediterrâneo, enquanto tentavam chegar a solo europeu, conversamos sobre a política comunitária (ou falta dela) para as migrações. A demagogia xenófoba contamina as palavras dos políticos, os 27 terceirizam a gestão das fronteiras e o drama parece não ter fim. Oiça o episódio do podcast O Mundo a Seus Pés com a jornalista Ana França e Tiago Cardoso, doutorando em Relações Internacionais nas áreas do asilo, proteção internacional, migrações, e que já foi voluntário em missões internacionais

REMO CASILLI

Ao largo da Calábria, no sul de Itália, um naufrágio vitimou pelo menos 68 pessoas. É mais uma tragédia a ceifar os que, desesperados, sonham com uma vida melhor, vida normal, ou apenas vida no Velho Continente, em vez da morte certa nos seus países de origem.

Para conversar sobre migrantes, refugiados e as decisões que a União Europeia (não) toma sobre o seu acolhimento e integração, são convidados deste episódio Tiago Cardoso, doutorando em Relações Internacionais nas áreas do asilo, proteção internacional, migrações, que já foi voluntário em missões internacionais, e Ana França, jornalista do Expresso e autora de reportagens em pontos quentes de afluxo de refugiados, como Lampedusa ou o Líbano. A condução do debate cabe ao editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, ficando a edição técnica a cargo de Salomé Rita e João Luís Amorim.

O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate