Vandalismo vs. Democracia. O Brasil, segundo a historiadora Lilia Schwarz e o embaixador Luís Faro Ramos
Uma conversa com a historiadora e escritora brasileira Lilia Schwarcz e o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, onde se fala de cultura, política, educação, diplomacia, racismo, feminismos, e ainda se revelam segredos sobre as ondas da Nazaré, caldo verde e acarajé
Neste episódio do podcast “O Mundo A Seus Pés” da secção Internacional do Expresso, conversamos sobre o futuro, o presente e o passado do Brasil, mas também sobre os grandes desafios do terceiro mandato do Presidente Lula da Silva, com a historiadora Lilia Scharwcz, professora na Universidade de São Paulo, e o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos.
Lilia Schwarcz é uma das curadoras da exposição Brasil Futuro, inaugurada na capital brasileira a 1 de janeiro para assinalar a posse do novo Governo. A mostra que reúne cerca de 200 obras de arte sobreviveu à vandalização de domingo dia 8, porque “a diretora do Museu Nacional da República conseguiu fechar as portas a tempo de proteger o património”.
O embaixador Luís Faro Ramos – que foi presidente do Camões e embaixador em Cuba e na Tunísia – destaca a relevância da língua portuguesa, sem esquecer as relações bilaterais entre os dois países, a nível político, económico e comercial. Afinal, a diplomacia são boas palavras e intenções, que permitem ação e concretização. E adianta pormenores sobre a cimeira luso-brasileira que se vai realizar em abril.
A moderação deste episódio de “O Mundo A Seus Pés” é da jornalista Manuela Goucha Soares e a edição técnica está a cargo de João Martins.
Em 2023, O Mundo a Seus Pés passou a ter edição semanal (em vez de quinzenal). A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes