Joana Marques, humorista: “Os líderes dividem-se entre os que se levam muito a sério e os que gostavam de não ser assim”
Será que nos levamos demasiado a sério enquanto pessoas e profissionais? E o que podemos aprender com humor em contexto empresarial? O episódio número 100 do podcast “O CEO é o limite” é dedicado ao humor enquanto ferramenta de trabalho e à capacidade de nos rirmos de nós próprios e das nossas falhas. Na cadeira do líder, neste episódio especial, o último da segunda temporada, senta-se Joana Marques, humorista
Diz de si própria que não tem plano, nem estratégia de carreira, limitando-se a estar "só ocupada a fazer piadas todos os dias, umas resultam, outras não". E também recusa que tenha na vida algum papel sequer próximo do de um líder. Desde logo porque “pessoas com um grande perfil de liderança não tentam ir para o humor”. Vamos para o humor, diz, "precisamente para poderemos não decidir nada".
Ainda assim, só este ano, esgotou por duas vezes o Altice Arena com o Des(Confia), um espetáculo que criou para ser o maior evento de desmotivação do mundo, e voltou a posicionar o “Extremamente Desagradável” como o podcast líder nacional de audiências. Joana Marques, humorista, ocupa a cadeira do líder, no episódio número 100 do podcast “O CEO é o limite”. É de humor, carreira e liderança que falamos hoje, num humilde tributo aos que têm a capacidade de se rir de si próprios.
Filha de uma tradutora e de um professor, seguiu a tendência da família e preferiu as letras às ciências. Licenciou-se em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e tornou-se guionista em 2007, depois de um curso onde descobriu a sua vocação: escrever com humor.
O caminho que Joana fez desde então contrasta com o seu perfil discreto e reservado. Foi convidada para trabalhar na Produções Fictícias, onde começou a escrever textos para a Ana Bola e Maria Rueff, criou e coapresentou o programa Altos & Baixos, no Canal Q, é atualmente uma das Três da Manhã, na Renascença, onde assina a polémica rubrica “Extremamente Desagradável” e integra a equipa de autores do programa da SIC “Isto é Gozar com quem trabalha”.
Um caminho que, garante, não projetou nem planeou. "Há sempre uma sequência de coisas que nos ajudam a chegar onde estamos, mas que não nos dão mais valor do que outra pessoa que possa ter até mais talento, mas que não teve aquela sorte", diz Joana.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: