João Carreira, CEO da Critical Software: “A missão é mais importante do que o título ou o cargo”
Não se move por cargos, nem se prende por rótulos e admite que jamais se conseguiria “deixar cristalizar” numa função. João Carreira, CEO da Critical Software, pratica na empresa um modelo regular de rotação de funções, a começar pela sua. Sair da zona de conforto, diz, é essencial para crescer. É o convidado desta semana no podcast “O CEO é o limite”
Garante que não é o tipo de executivo que fica contente em estar “quietinho” num conselho de administração a dar palpites sobre estratégia. Qualquer função que assuma tem de ser virada para ação e tem de gerar resultados. João Carreira, co-fundador e CEO da Critical Software, é adepto da rotação regular de cargos e funções. E pratica-a na tecnológica, do topo até às bases. Já foi presidente, hoje é CEO. Também já foi CEO e passou a liderar a área de vendas, porque era o que a empresa precisava para se expandir. A missão, vinca, “é muito mais importante do que o título ou o cargo”.
Licenciado em Engenharia Informática e doutorado em Ciências da Computação, João Carreira ainda chegou a trabalhar alguns anos na indústria, mas a sua paixão por sistemas de informação críticos e à prova de falha - como os usados nas missões espaciais - acabaria por conduzir à criação da Critical Software.
João Carreira, CEO da Critical Software, durante a gravação do podcast "O CEO é o limite"
TOMAS ALMEIDA
A empresa, fundada em 1998 nos corredores da Universidade de Coimbra, por João Carreira, Gonçalo Quadros e Diamantino Costa, foi uma das primeiras startups nacionais, numa altura em que em Portugal pouco ou nada se ouvia falar de empreendedorismo.
Conquistou a NASA e clientes de topo na área financeira ou na indústria automóvel e é hoje um gigante com cerca de 4000 mil trabalhadores em todo o grupo. Entre eles estão cerca 16 profissionais com perfil neurodiverso, no espectro do autismo. Trabalhadores que a Critical formou e integrou, ao abrigo do Programa de Neurodiversidade, um projeto que João implementou na empresa para qualificar pessoas no espectro do autismo para carreiras na área tecnológica.
Produtor de azeite e vinho nas horas livres, João Carreira é um homem rendido ao cante alentejano e com uma missão clara do papel que deve ter um líder: criar uma empresa para o futuro, que serve a comunidade, sólida para a geração de líderes que a assumirá depois de si.
Cátia Mateus podcast O CEO é o limite
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.