Fernando Silva, CEO da Siemens Portugal: “Dentro da Siemens Portugal eu serei, provavelmente, o pior engenheiro”
Diz que o valor que aporta à empresa é mais humano e relacional do que técnico. Até porque, na engenharia, a Siemens Portugal “tem pessoas excelentes, com capacidades únicas”. A Fernando Silva, CEO tecnológica alemã em Portugal, cabe ser a cola que une as pessoas “para tirar delas o seu máximo potencial”. É o convidado deste episódio do podcast “O CEO é o limite”
Assume-se como alguém que sempre teve a dose certa de ambição, atento aos desafios e que nunca deixou de se preparar para a próxima etapa. Mas enquanto engenheiro, Fernando Silva, CEO da Siemens Portugal, não tem quaisquer dúvidas: “reconheço em muitos dos meus colaboradores que são melhores do que eu na maior parte das coisas que fazem”.
Formado em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações e com um percurso de mais de 20 anos ao serviço da Siemens, o líder do gigante alemão em Portugal diz que será, provavelmente, “o pior engenheiro” ao serviço da empresa na equipa nacional". E que o valor acrescentado que aporta à empresa “não é muito pelo lado técnico, é mais pela relação com as pessoas, com os clientes e pela capacidade de motivá-los para um caminho conjunto”.
Entrou na Siemens em 1999 e decidiu ficar. Cresceu enquanto profissional na multinacional alemã onde grande parte da sua missão passou, precisamente, por desenvolver equipas e alavancar o seu potencial.
Fernando Silva tem da liderança uma visão orientada para o desenvolvimento das pessoas. “Uma das coisas que me dá mais gosto é perder um colaborador porque vai para outro país da Siemens, assumir uma função mais desafiadora”, sublinha. Reconhece que a visão não é consensual entre os gestores, mas nota que “uma das coisas mais importantes que podemos fazer enquanto líderes é desenvolver as nossas pessoas”.
Cátia Mateus podcast O CEO é o limite
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.
Goreti Marreiros, Ana Paiva e Francisco Pinto Balsemão debatem o impacto da Inteligência Artificial no Ensino a 25 de janeiro de 2024