Margarida Couto, presidente do Grace: “Esse é o segredo da liderança, desenvolver os outros para lá daquilo que eles sabem que têm”
Cresceu como profissional a ser “atirada para fora de pé”, numa lógica de liderança que admite ser “arrojada e corajosa, pela possibilidade de fracasso". Mas à distância de mais de três décadas de carreira está certa de que o principal papel do líder é esse: desenvolver pessoas. Margarida Couto, sócia fundadora da Vieira de Almeida e presidente do Grace, é a convidada deste episódio do podcast “O CEO é o limite”
Fez carreira como advogada, mas poderia (e queria) ter sido assistente social. Na verdade, o percurso profissional de Margarida Couto tem muito dos dois. Formou-se em Direito e concluiu uma pós-graduação em Estudos Europeus na Universidade Católica, seguindo-se o percurso natural de um estágio.
Integrou a equipa fundadora da sociedade Vieira de Almeida, onde recebeu arrojados desafios profissionais, como o de, ainda estagiária, representar a sociedade numa reunião de trabalho em Londres, num projeto que valia milhões de euros.
À distância de mais de 30 anos de carreira, a sócia-fundadora da VdA, não tem dúvidas de que deve ao fundador da sociedade, Vasco Vieira de Almeida, o espaço para crescer e os desafios que lhe permitiram chegar onde está hoje, e combinar o Direito com a sua vocação social.
Paulo Dimas, José Teixeira e Francisco Pinto Balsemão debatem o impacto da IA na Indústria no novo episódio do podcast A Próxima Vaga, gravado a 8 de fevereiro de 2024
“O sucesso da VdA ancorou-se muito na capacidade que o Vasco Vieira de Almeida tinha de identificar em nós aquelas que eram verdadeiramente as nossas excelências. E puxava por isso numa lógica que é corajosa, porque é muito arriscada. Ele acreditava que se fossemos confrontados com a necessidade, aprendíamos a nadar. Por isso, atiráva-nos para fora de pé”, recorda.
Mãe de cinco filhos, Margarida Couto acumula a sua atividade profissional na VdA - onde ajudou a fundar e é atualmente responsável pelo programa Pro Bono e Responsabilidade Social, mas também pela área de Economia Social e pelo programa executivo Women on Boards - com outros cargos. É membro não executivo do Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida, cujo foco é a educação para a cidadania, e desde 2018 preside ao Grace, uma associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua nas áreas da responsabilidade social e sustentabilidade.
Ivone Patrão, psicóloga clínica e investigadora na área da dependência de ecrãs
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.