André Jordão, CEO da Barkyn: “A expectativa de um crescimento linear numa startup não é real. A realidade é falha, tentativa, aprendizagem”
André Jordão testou vários caminhos antes de encontrar a rota certa. Trabalhou por conta de outrém, criou projetos próprios - não um, mas vários - e experimentou o gosto do fracasso, antes de conhecer o sabor do sucesso. O CEO da Barkyn garante que faz tudo parte do caminho de quem decide não se acomodar e escolhe viver a vida a fazer acontecer. Neste episódio do podcast “O CEO é o limite” é de ambição, resiliência e tentativa e erro que falamos.
Fundou a primeira empresa aos 28 anos, viu-a fracassar em menos de dois, mas nem isso lhe tirou o fôlego. Antes pelo contrário. Do insucesso retirou lições e a convicção de que o seu futuro era por conta própria. Fundou uma nova startup que na área da mobilidade, na Alemanha, e depois de a ver ganhar escala e mercado quis regressar a Portugal para se dedicar em exclusivo ao seu projeto de sonho, a Barkyn, uma plataforma que garante um serviço de subscrição para animais de estimação que inclui alimentação personalizada e veterinário à distância. Fazer-se o que se gosta, diz André Jordão, o CEO da Barkyn, "tem um valor negócio muito alto".
Desde que se conhece que tem uma paixão por cães e é por isso que a Barkyn nunca lançou produtos para gatos ou outros animais. André Jordão não tem dúvidas de que conhecer muito bem o negócio onde se atuar permite “interpretar as nuances do comportamento do cliente”, além de dar ao empreendedor “uma motivação intrínseca e uma resiliência que são muitas vezes parte do sucesso de uma startup”.
E André acredita que foi isso que o trouxe até ao ponto atual da empresa, com mais de 10 milhões de euros de investimento captados junto de investidores de peso e na rampa de lançamento para um novo patamar de negício. Isso e a experiência que retirou de um passado onde o insucesso também cabe e que lhe deu as competências necessárias para blindar a Barkyn do risco de fracasso.
Como André gosta de vincar, “foi o facto de ter lançado o meu primeiro projeto e que me fez depois chegar aqui”. E por isso lamenta que o medo da falha e o peso que a cultura nacional continua a colocar sobre o insucesso limite tantos empreendedores de prosseguir as suas ideias.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.