Luís Marques Mendes: “Esta Jornada Mundial da Juventude vai ficar na história”
Esta Jornada Mundial da Juventude, que foi a primeira depois da pandemia e a primeira depois da “polémica desgastante” dos abusos sexuais que envolveu a Igreja, foi para o comentador um sucesso a todos os níveis. Ouça a análise em podcast ao evento da semana
“Vai ficar na história”, garante Luís Marques Mendes. Esta Jornada Mundial da Juventude, que foi a primeira depois da pandemia e a primeira depois de uma “polémica desgastante” para a Igreja dos abusos sexuais, foi para o comentador um sucesso a todos os níveis. Para o país economicamente e socialmente, para os crentes e não crentes, para os jovens e para a Igreja Católica que, segundo o comentador, “deu uma prova da vontade de reconciliação consigo própria e com a sociedade”. E, na semana em que tanto se fala de juventude, Luís Marques Mendes decide também trazer para o espaço habitual de comentários os dados que são o retrato dessa faixa etária em Portugal. Dificuldade em sair da casa dos pais, grandes qualificações, baixos salários, emigração. “Temos de fazer um forte investimento em duas coisas. No baixar dos impostos e num crescimento económico mais forte”, explica. Ouça o comentário em podcast, emitido na SIC a 6 de agosto.
Todos os domingos a análise de Luís Marques Mendes no Jornal da Noite. Um espaço em que o comentador olha de forma atenta e crítica para os assuntos que marcam a semana em Portugal e no estrangeiro. Ouça aqui outros episódios: