Linhas Vermelhas

A “muita cautela” de Mário Centeno e a crise nas urgências

Crise na saúde e as previsões económicas em debate no Linhas Vermelhas em podcast, com Pedro Delgado Alves e Miguel Morgado

O Banco de Portugal, na voz do governador Mário Centeno, reviu em baixa as estimativas de crescimento do PIB para 2,1% este ano e 1,5% em 2024. Ainda assim, a previsão da instituição mantém-se acima da expectativa oficial do Ministério das Finanças, de 1,8% para 2023. Mário Centeno deixou ainda o aviso de que é preciso ter "muita cautela" no que toca à política orçamental para o próximo ano, prevenindo o governo de que há "decisões de que nos podemos arrepender mais à frente". E por falar em despesa pública, a crise nas urgências hospitalares já afeta as maiores unidades do país. Perto de dois mil médicos recusam ultrapassar as 150 horas extraordinárias anuais atualmente previstas na lei, e há serviços como medicina interna, pediatria e cuidados intensivos que já estão a parar. São os temas deste Linhas Vermelhas emitido na SIC Notícias a 04 de outubro.

Um debate de ideias sobre temas nacionais e internacionais. Na SIC Notícias à segunda-feira, com Mariana Mortágua e Cecília Meireles, e à quarta, com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves. Ouça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate