A TAP e a visita de Lula da Silva: o que nos dizem sobre os quarenta e nove anos da democracia portuguesa?
A democracia portuguesa celebra esta semana quarenta e nove anos. Para as comentadoras Mariana Mortágua e Cecília Meireles, as confusões levantadas pela Comissão de Inquérito à TAP e a polémica em torno da visita de Lula da Silva abrem portas perigosas para a sua manutenção. Ouça o programa Linhas Vermelhas em podcast.
Se por um lado é precisocriticar o Governo pela gestão da companhiaaérea, é tambémnecessáriosalvaguardar o interesse público. “É umacontradição”, aponta Mortágua. Já a visita do presidentebrasileironão causa confusão às comentadoras, consideram-no um procedimento normal. Cecília Meireles problematizaapenas a “partidarização das cerimónias” e Mariana Mortágua vê “com mausolhos” a reacção da extrema-direita. Acusa-a de “criarameaçasao normal funcionamento das instituições que nosfazemlembrarospioresinstintosgolpistas” da invasãoao Planalto e aoCapitólio. Na data que assinalamoshoje, deixam a questão: a quemcabe defender o interesse público? O Estado temasseguradoessepapel? Este programafoiemitidona SIC Notícias a 24 de abril.
Um debate de ideias sobre temas nacionais e internacionais. Na SIC Notícias à segunda-feira, com Mariana Mortágua e Cecília Meireles, e à quarta, com Miguel Morgado e Pedro Delgado Alves. Ouça aqui outros episódios:
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes