Humor à Primeira Vista

Diogo Abreu e Pedro Sousa no Humor À Primeira Vista: “Já somos um casal na comédia há muito tempo”

Diogo Abreu e Pedro Sousa são amigos e humoristas de longa data. Nesta conversa com Gustavo Carvalho, falam sobre todos os projetos de comédia pelos quais passaram juntos, especialmente sobre o novíssimo “Jogo do Bicho”. Oiça o podcast Humor À Primeira Vista

Há uma foto vossa, já de dezembro de 2014, em que estão os dois em palco no antigo Lisboa Comedy Club. Esta primeira pergunta não é o crowd work que os humoristas costumam fazer, mas vocês são um casal na comédia?

Pedro Sousa: (Risos) Agora vamos ter de decidir qual de nós vai dizer há quanto tempo. Essa é aquela foto em que se vê as pernas da Teresa Guilherme no palco?

Diogo Abreu: Não, essa foto foi na abertura do Lisboa Comedy Club.

Pedro Sousa: É que nós uma vez fizemos lá uma macacada dessas em que estava a Teresa Guilherme no público. Mas estava tão à vontade que estava com as pernas esticadas em cima do palco.

Diogo Abreu: Ela descalçou-se, estava na primeira fila e decidiu meter as pernas no palco.

Pedro Sousa: Ela divertiu-se, riu-se bem.

Diogo Abreu: Já somos casal na comédia há muito tempo.

João Pedro Morais

Sabem todos os grupos de comédia de que fizeram parte?

Pedro Sousa: Eu acho que sei.

Diogo Abreu: "7 Pecados" foi o primeiro.

Pedro Sousa: Depois foi o "Rebanho de Gambas". Lembras-te de como é que decidimos o nome? Estávamos bêbados na altura. Agora parámos de beber porque temos filhos.

Diogo Abreu: Temos filhos?

Pedro Sousa: Eu gosto de dizer que temos filhos.

Diogo Abreu: É a minha filha, que é tua no fundo.

Pedro Sousa: O nome surgiu na "Ponto Final", que era uma produtora que a malta tinha na altura. Aquilo era num armazém em Benfica. Estávamos a tentar decidir um nome para o espetáculo. De repente, começámos a ouvir chocalhos. O [Diogo] Faro disse: "Isto é um rebanho de ovelhas?". Eu respondi: "Querias que fosse um rebanho de quê? Gambas?" A malta riu-se e ficou.

Porque é que acham que trabalham tantas vezes juntos?

Pedro Sousa: Facilita uma data de coisas. Pelo menos nas ideias que temos tido ultimamente, é mais fácil conseguir aplicar dinâmicas a mais pessoas do que só a uma. O "Jogo do Bicho" que estamos a fazer agora é completamente impossível só com uma pessoa.

Porque tem competição.

Pedro Sousa: É isso. Os conceitos que tendemos a criar, ou a que tendemos achar graça em primeira instância, fazem mais sentido com um grupo, com pessoas, e não sozinhos. Eu pelo menos não pensei ainda em nenhuma ideia a solo que quisesse muito fazer.

As ideias que têm são para projetos coletivos.

Diogo Abreu: Normalmente tem acontecido. Sempre que temos uma ideia em que é preciso juntar mais gente contamos sempre um com o outro. Eu acho que nós já atuámos tantas vezes juntos, fomos para tanto lado só os dois, que se torna óbvio. Se quisermos fazer alguma coisa com alguém… a minha primeira pessoa é o Sousa.

João Pedro Morais

Gustavo Carvalho faz perguntas sobre comédia. O convidado responde. Sorriem… é humor à primeira vista. Ouça aqui mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: gcarvalho@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate