Expresso da Manhã

Branca, loura e de olhos azuis, Sydney Sweeney fez anúncio de jeans a falar de genes e nasceu mais uma guerra cultural. Pedro Mexia analisa

Uma campanha publicitária da American Eagle, tendo a actriz Sydney Sweeney como protagonista, foi o ponto de partida para mais uma guerra cultural. No Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com Pedro Mexia, colunista do Expresso

Como em inglês, as palavras jeans e genes são homófonas, ou seja leem-se igualmente jeans, e sendo a actriz branca, loura e de olhos azuis, rapidamente começou na rede X uma onda de críticas alegando que a campanha era uma promoção codificada da eugenia.

Pedro Mexia escreveu uma crónica, disponível em exclusivo para assinantes em expresso.pt, sobre o que pode estar em causa nesta polémica. Partindo deste texto, é com o colunista do Expresso que fazemos a conversa de hoje.

Tiago Pereira Santos

Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias. Oiça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: tdelfim@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate