Os líderes do grupo dos sete países democráticos mais industrializados do planeta, Canadá, EUA, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Japão (e ainda com a UE presente), estiveram reunidos em Hiroshima, um lugar simbólico para o planeta em matéria de horrores de guerra. E foi muito de guerra que se falou e tratou no encontro no Japão.
Nesta conversa com Lívia Franco, comentadora residente do Bloco de Leste, olhamos para o que lá foi discutido. Do apoio militar à Ucrânia, com destaque para a decisão dos Estados Unidos em permitir que países que tenham comprado os aviões F-16 os possam ceder à Ucrânia, passando pelas novas sanções à Rússia. Isto sem esquecer, naturalmente, a China, também ela muito presente nas discussões dos líderes do G7. Finalmente, falamos ainda do encontro falhado entre Lula da Silva e Zelensky.
Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.
Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.
Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Oiça aqui mais episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes