Bloco de Leste

"Lula quer recuperar a reputação internacional do Brasil, mas num contexto polarizado a neutralidade nesta guerra é quase impossível"

A visita de Lula da Silva, presidente do Brasil, a Portugal, foi marcada pela polémica antes mesmo de começar. Em parte por causa das declarações à volta da guerra no Leste da Europa, em que disse que a União Europeia e os Estados Unidos da América estavam a contribuir para o prolongar do conflito, em vez de falarem em paz. É precisamente sobre a posição do Brasil, e de Lula, nesta guerra, que falamos neste episódio do Bloco de Leste. Será que a posição brasileira mudou assim tanto? E o que pretende o Brasil? Uma conversa com a professora da Universidade Católica e comentadora residente do Bloco de Leste, Lívia Franco

Antes de partir de Portugal, esta terça-feira, o presidente do Brasil, Lula da Silva, condenou de forma explícita a invasão territorial da Ucrânia pela Rússia. Mas a ambiguidade das suas palavras nas últimas semanas provocou um pé de vento político e diplomático.

Neste episódio do Bloco de Leste, Lívia Franco ajuda a perceber melhor a posição do Brasil face ao conflito a Leste, qual o seu posicionamento na geopolítica internacional e quais os interesses que defende.

Aqui se fala da Rússia, mas também da China e do Conselho de Segurança das Nações Unidas. E, claro está, das relações entre Portugal e Brasil.

Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.

Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.

Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Oiça aqui mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas