As Mulheres Não Existem

Inês Thomas Almeida: “Não se associa a produção intelectual à mulher. Há centenas de mulheres compositoras que ninguém estuda”

Inês Thomas Almeida, musicóloga e professora, trineta de Elisa Paiva Curado, activista feminista e fundadora da revista A Mulher, é a convidada de Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira no episódio desta semana do podcast As Mulheres Não Existem

Inês Thomas Almeida viveu durante 13 anos na Alemanha, estudou canto e, mais recentemente, musicologia histórica, a área em que se doutorou na Universidade Nova de Lisboa. Lecciona um curso sobre mulheres compositoras nessa mesma faculdade, e conta um aspecto insólito sobre a sua pesquisa: “As folhas dos livros sobre os homens compositores estão amareladas e amachucadas com o uso. As folhas onde vêm referidas as histórias e as obras das mulheres compositoras estão intactas”.

Desses 13 anos vividos na Alemanha, oito foram passados em Berlim onde fundou uma ONG, a Berlinda, dedicada à divulgação cultural de artistas portugueses naquele país: “Fiquei a saber que o olhar sobre os portugueses, que em Portugal diziam ser sobranceiro, era afinal de imensa curiosidade e disponibilidade para conhecerem tudo o que vinha de Portugal”. Aproveitou a sua intensa actividade na Berlinda para organizar um programa de visitas a crianças que vinham de Angola com doenças complicadas e passavam meses hospitalizadas na Alemanha. O programa consistia em explicar a estas crianças, que não sabiam a língua, o que lhes estava a acontecer: “Embora não estivesse no âmbito da Berlinda, este programa foi muito importante para mim.”

Inês Thomas Almeida é trineta de Elisa de Paiva Curado, activista feminista e fundadora da revista A Mulher (1881-83). “Apresentava artigos para as mulheres, sempre celebrando os feitos delas, como, por exemplo, a primeira mulher a entrar para o curso de Engenharia”, e expondo as suas dificuldades no acesso à educação. “Sinto-me na obrigação de dar o meu contributo para a luta feminista”, conclui.

Os elevados números de queixas apresentadas por violência doméstica foram também tema de conversa: “No meio do horror que são estes números, temos o aspecto positivo de haver mais mulheres a denunciarem o crime, a usarem as ferramentas ao seu dispor para se queixarem”, comenta Inês Thomas de almeida.

Houve ainda espaço para contarmos um pouco da vida de Jacqueline du Pré, uma das violoncelistas mais virtuosas do século XX. A poesia de Adília Lopes e um Lied de Schubert, interpretado pela soprano Barbara Bonney, foram as nossas recomendações.

Tiago Pereira Santos

Todas as semanas, trazemos uma nova convidada para uma conversa exclusiva sobre a sua vida e o percurso profissional - mulheres que são casos individuais e também inspiradores de determinação, curiosidade, inteligência e vontade de arriscar. Vamos também dar a conhecer histórias de mulheres que marcaram a sociedade e foram pioneiras nas suas áreas. Vamos falar das preocupações e reivindicações das mulheres hoje, e das notícias em que as mulheres são protagonistas. E a cada semana vamos trazer novas recomendações de autoras femininas ou em que as mulheres são protagonistas - desde livros, artigos, filmes e exposições a músicas e documentários.

As Mulheres Não Existem é um podcast sobre mulheres para ouvintes de todos os géneros. Pode ouvir e seguir os episódios em todas as plataformas de podcast e no site do Expresso. As Mulheres Não Existem tem o patrocínio do Banco Credibom e piscapisca.pt

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jlamorim@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas