As Mulheres Não Existem

Madalena Tamen: “A falta de mulheres no circuito musical é evidente para quem faz ‘vida de estrada’”

Porquê casar, quando casar não está na moda? Madalena Tamen tem 27 anos e é uma das muitas vozes do Conjunto Cuca Monga, conhecido pelo hit “Tou Na Moda”. Em conversa com Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira, a cantora/editora literária/cozinheira de ramen fala da sua vida entre ensaios, gatos, livros e concertos

Madalena Tamen, que conhece bem o circuito nacional de festivais de verão, observa que não é só nos cartazes que faltam mulheres. Faltam também nas equipas técnicas e no trabalho de bastidores e isso é muito evidente para quem faz “vida de estrada”. “Dizer que não existem, que é difícil, não está certo. Elas existem, claro que existem, é uma questão de abrir portas”, afirma.

Neste episódio de As Mulheres Não Existem, a boa-disposição foi rainha. Talvez por contágio - Madalena Tamen diz que “ter uma banda de garagem é uma escola de virtudes”, e, no caso, parece confirmar-se.

Nas habituais recomendações, o novo álbum de Taylor Swift, um ciclo sobre Figuras Femininas na Bíblia, na Brotéria e ainda várias sugestões da convidada: o romance “Os Incuráveis”, de Agustina Bessa Luís, e uma série de títulos da escritora norte-americana MFK Fisher, que escreveu “How To Cook A Wolf” sobre a culinária em tempos de racionamento de guerra.

Houve ainda tempo para contar a comovente história de vida de Linda McCartney, que foi, além de muitas outras coisas, a primeira mulher a ter, como autora, uma fotografia na capa da revista Rolling Stone.

tiago pereira santos

Todas as semanas, trazemos uma nova convidada para uma conversa exclusiva sobre a sua vida e o percurso profissional - mulheres que são casos individuais e também inspiradores de determinação, curiosidade, inteligência e vontade de arriscar. Vamos também dar a conhecer histórias de mulheres que marcaram a sociedade e foram pioneiras nas suas áreas. Vamos falar das preocupações e reivindicações das mulheres hoje, e das notícias em que as mulheres são protagonistas. E a cada semana vamos trazer novas recomendações de autoras femininas ou em que as mulheres são protagonistas - desde livros, artigos, filmes e exposições a músicas e documentários.

As Mulheres Não Existem é um podcast sobre mulheres para ouvintes de todos os géneros. Pode ouvir e seguir os episódios em todas as plataformas de podcast e no site do Expresso. As Mulheres Não Existem tem o patrocínio do Banco Credibom e piscapisca.pt