As Crianças Importam

Milhões de crianças vão ser afetadas pela crise climática nas próximas décadas. O que falta para o ambiente ser um assunto urgente?

Todos os anos 600 mil crianças morrem devido à poluição do ar. O relógio das alterações climáticas já está a soar e não há tempo a perder. Esta edição do 'As crianças importam' convoca à ação e à mudança de comportamentos. Todos somos chamados a participar, até porque, as consequências são muito concretas: aumento da pobreza e das desigualdades, escassez de recursos e danos evidentes na saúde física e mental dos jovens. A Convenção sobre os Direitos das Crianças é dos poucos instrumentos que exige que os Estados tomem medidas pelo ambiente, porque as crianças são especialmente vulneráveis. Mas de que forma as alterações climáticas violam os direitos dos mais novos?

Milhões de crianças vão ser afetadas pela crise climática nas próximas décadas. O que falta para o ambiente ser um assunto urgente?

Rute Agulhas

Psicóloga, coordenadora do Grupo VITA

Os países têm vindo a ser cada vez mais escrutinados, exigindo-se que estes sejam responsabilizados e que tomem medidas que coloquem as crianças no centro das suas políticas nacionais ambientais. É necessário aprofundar o debate e provocar uma alteração de comportamentos por parte de toda a sociedade.

Até 2050, milhões de crianças vão ser afetadas pelo impacto da crise climática, segundo a Organização Mundial de Saúde. Anualmente são já 1,7 milhões as que morrem devido aos danos causados pela degradação ambiental. Só devido à poluição do ar são 600 mil as que morrem todos os anos. Um inquérito a jovens entre 15 e 35 anos em 23 países europeus, incluindo Portugal, constatou que a preocupação dos portugueses mais novos é superior à dos europeus das mesmas gerações. Os jovens portugueses estão na linha da frente das reivindicações e prometem erguer as suas vozes ainda mais alto.

Neste terceiro episódio do 'As Crianças Importam', a jurista Odete Severino Soares e a psicóloga Rute Agulhas conversam com o professor Tiago de Melo Cartaxo, da Nova School of Law, e debatem este tema entre si e com Beatriz Rodrigues, estudante de 17 anos e porta-voz da Greve Climática Estudantil. A conversa é guiada e moderada pela jornalista Christiana Martins e a sonoplastia é de João Luís Amorim. A cada 15 dias, um novo tema, com a participação especial de especialistas ou crianças e jovens.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate