As Crianças Importam

As crianças conhecem os seus direitos? E os adultos, que importância lhes dão? Ouça o novo podcast As Crianças Importam

Falar dos direitos das crianças é falar de todos nós. Vivem em Portugal cerca de 1,8 milhões de crianças. Podem parecer muitas, mas são poucas e deverão ser ainda menos nas próximas décadas. O mundo está preocupado com a diminuição do número de crianças e, por isso, é preciso dar-lhes cada vez mais voz. Queremos reafirmar o compromisso de pôr os mais novos em primeiro lugar, tal como fizeram os Governos que há 32 anos assinaram a Convenção sobre os Direitos das Crianças - o documento internacional mais amplamente ratificado em todo o mundo e que reconhece as crianças como sujeitos de direitos plenos e autónomos. Ouça e subscreva o novo podcast do Expresso 'As Crianças Importam'

As crianças conhecem os seus direitos? E os adultos, que importância lhes dão? Ouça o novo podcast As Crianças Importam

Rute Agulhas

Psicóloga, coordenadora do Grupo VITA

Neste primeiro episódio, a jurista Odete Severino Soares e a psicóloga Rute Agulhas conversam com Luísa, de 16 anos, e Tomás, de dez. A conversa é guiada e moderada pela jornalista Christiana Martins e a sonoplastia é de João Luís Amorim. A cada 15 dias, um novo tema, com a participação especial de especialistas ou crianças e jovens.

Acompanhe o novo podcast do Expresso. Procure 'As Crianças Importam' na plataforma que usa para ouvir podcasts ou siga aqui no Expresso. Porque é preciso dar voz e poder às crianças para serem agentes de mudança. E porque em pleno século XXI as crianças reivindicam o seu direito à participação e mostram-nos a sua força e liderança na defesa de um mundo mais sustentável para todos.

Desde já, fica o convite: "Criança, aparece e cresce connosco", como diz o juiz Armando Leandro, uma referência na área da defesa dos direitos das crianças em Portugal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate