As Causas de José Miguel Júdice

A nova lei do tabaco nada mais é do que uma manobra política?

A semana previa-se difícil para o Governo com a continuação da Comissão de Inquérito à TAP, mas, de repente, só se fala da nova lei do tabaco. Manobra política? José Miguel Júdice acredita que o Governo tirou mais "um coelho da cartola".

José Miguel Júdice acredita que o Governo tirou mais “um coelho da cartola” com as novas regras impostas à compra e consumo de tabaco. O objetivo seria, com a controvérsia pública, desviar a atenção dos temas que realmente importam como as descobertas da Comissão de Inquérito à TAP. Garante que não é o primeiro e suspeita que não será o último coelho que vamos ver. Manobras políticas à parte, observa ainda outra realidade sobre esta nova lei. Acusa-a de fazer parte de uma luta anti-tabágica muito semelhante a uma cultura que nos dia de hoje policia a linguagem e profana obras literárias. “Se abdicarmos da liberdade de errar, estamos a preparar-nos para ser uma espécie de rebanho”, deixa o aviso. Em análise, estão também os entraves à construção do aeroporto e os humores presidenciais. Para o comentador, Marcelo Rebelo de Sousa está a assumir uma postura reprovável de confronto, num momento que devia ser de cooperação e discussão, a pré-promulgação de um diploma que pode alterar a situação dos professores. Ouça o podcast e fique a par de As Causas de José Miguel Júdice, programa emitido na SIC a 16 de maio.

Um espaço de comentário e análise do advogado José Miguel Júdice, onde as Causas das Coisas são o centro da conversa. À terça-feira às 21h30 na Edição da Noite da SIC Notícias e no dia seguinte em podcast. Oiça aqui outros episódios:

Também pode ler aqui a opinião de José Miguel Júdice no Expresso.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas