Alta Definição

Luís Aleluia (1960-2023): “Sou uma pessoa feliz com família e amigos, mas trago dentro de mim uma mágoa e isso não se pode arrancar da alma”

O ator que ficou célebre pela personagem menino Tonecas, da famosa série Lições do Tonecas, morreu esta sexta-feira, dia 23 de junho, aos 63 anos. Recorde aqui a entrevista de vida ao Alta Definição, gravada e emitida originalmente em 2018. Nesta conversa com Daniel Oliveira, Luís Aleluia revelou publicamente a infância dura, marcada por muitos episódios de violência doméstica do padrasto: “Eu e a minha mãe fomos vítimas de violência doméstica. São coisas que uma criança nem deve passar nem deve viver, porque isso marca a vida toda”. Orfão de pai aos 9 anos, acabou por ir viver para a Casa do Gaiato de Setúbal. O amor ao teatro, a família, os filhos e os amigos deram-lhe o melhor da vida

Aos 57 anos, Luis Aleluia dava esta entrevista a Daniel Oliveira e lembrava a sua eterna ligação ao 'menino Tonecas'. "Sou um pouquinho naive em determinadas coisas, abro o coração, acredito sempre mais no outro", admitia. Perdeu o pai muito cedo, quando tinha 9 anos, e foi viver para a Casa do Gaiato em Setúbal: "Acabo por ficar orfão aos 9 anos, dói muito". Teve uma infância dura, vítima de violência doméstica por parte do padrasto, "coisas que nenhuma criança deve viver porque vai marcar a vida toda". Nesta entrevista íntima, o ator contou várias partes da vida que nunca tinha revelado publicamente. Nascido a 23 de fevereiro de 1960 em, Setúbal, Luís Aleluia contou com vários trabalhos em televisão e teatro e ficou célebre pela personagem menino Tonecas, da famosa série Lições do Tonecas, exibida na década de 90. Morreu esta sexta-feira, dia 23 de junho, aos 63 anos. Recorde aqui a entrevista ao Alta Definição, gravada e emitida originalmente em 2018.

D.R.

Entrevistas intimistas conduzidas por Daniel Oliveira. Todas as semanas um novo convidado no ‘Alta Definição’, um programa da SIC. Ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate