Alta Definição

Dino D'Santiago: “As baratas cresciam no meio das nossas roupas. Começas a sentir que não é justo crescer nessas condições”

Dino D'Santiago, músico algarvio de ascendência cabo-verdiana, é o convidado de Daniel Oliveira nesta emissão do Alta Definição em podcast

"As nossas roupas tinham as marcas do xixi ou das fezes dos ratos. As baratas cresciam no meio das nossas roupas, havia várias osgas. E aí tu começas a sentir que não é justo um ser humano crescer nessas condições e questionas: isto é Portugal?". É assim que Dino D'Santiago conta a Daniel Oliveira como foi nascer e crescer no Bairro dos Pescadores, em Quarteira. Neste Alta Definição emitido a 05 de novembro na SIC, o músico conta como a paternidade mudou a sua vida e o levou a fazer terapia, e como Madonna "desconstruiu logo tudo" quando o quis conhecer. Dino fala sobre o racismo em Portugal e advoga que "quando falares do tempo da escravatura lembra-te que aquelas pessoas são seres escravizados, não existe nenhum ser humano a nascer na condição de escravo. Ela é escravizada por outra pessoa. Termos a coragem de mexer nos livros de história e contextualizar a história do lugar onde estás a viver".

Entrevistas intimistas conduzidas por Daniel Oliveira. Todas as semanas um novo convidado no ‘Alta Definição’, um programa da SIC. Ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas