África Agora

Ação climática sem mulheres não dá

A COP27 foi o primeiro palco do movimento Mulheres pelo Clima cujo o objetivo é acelerar a transição energética capacitando mulheres e meninas nos Estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Uma conversa de Cristina Peres com Susana Viseu, diretora da Business as Nature

Terminada a COP27 do Egito dois dias mais tarde do que o previsto, é tempo de balanço. O texto final mostra avanço em termos de justiça climática acordando que os países desenvolvidos têm responsabilidade na compensação por perdas e danos dos países em desenvolvimento, porém a redução dos combustíveis fósseis ficou ainda aquèm das expectativas.

Avançou também a promoção do envolvimento das mulheres na ação climática. No terreno, organizações da sociedade civil avançam com projetos que se propõem executar as linhas-mestras destes planos para salvar o planeta, batalhando também pela igualdade de género. É o caso do Movimento Mulheres Pelo Clima, dos Países de Língua Portuguesa para o Mundo, que o África Agora propõe neste episódio #49.

A convidada é Susana Viseu, presidente da Business as Nature, consultora nas áreas da sustentabilidade, transição climática, Economia circular, economias azul e verde. Geóloga de formação, tem larga experiência de CEO em gestão, indústria ambiental e desenvolvimento do Interior, entre outras qualificações.

O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres e tem edição multimédia de João Martins.

Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, também da secção Internacional do Expresso, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.


Oiça aqui mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas