África Agora

Ação climática sem mulheres não dá

A COP27 foi o primeiro palco do movimento Mulheres pelo Clima cujo o objetivo é acelerar a transição energética capacitando mulheres e meninas nos Estados da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Uma conversa de Cristina Peres com Susana Viseu, diretora da Business as Nature

Ação climática sem mulheres não dá

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

Ação climática sem mulheres não dá

João Martins

Coordenador de Podcasts

Terminada a COP27 do Egito dois dias mais tarde do que o previsto, é tempo de balanço. O texto final mostra avanço em termos de justiça climática acordando que os países desenvolvidos têm responsabilidade na compensação por perdas e danos dos países em desenvolvimento, porém a redução dos combustíveis fósseis ficou ainda aquèm das expectativas.

Avançou também a promoção do envolvimento das mulheres na ação climática. No terreno, organizações da sociedade civil avançam com projetos que se propõem executar as linhas-mestras destes planos para salvar o planeta, batalhando também pela igualdade de género. É o caso do Movimento Mulheres Pelo Clima, dos Países de Língua Portuguesa para o Mundo, que o África Agora propõe neste episódio #49.

A convidada é Susana Viseu, presidente da Business as Nature, consultora nas áreas da sustentabilidade, transição climática, Economia circular, economias azul e verde. Geóloga de formação, tem larga experiência de CEO em gestão, indústria ambiental e desenvolvimento do Interior, entre outras qualificações.

O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres e tem edição multimédia de João Martins.

Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, também da secção Internacional do Expresso, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.


Oiça aqui mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate