África Agora

Guerra na Etiópia: “Não há aqui inocentes”

Dois anos de guerra já fizeram mais de 500 mil mortos. O conflito que opõe desde há dois anos as tropas do Governo federal da Etiópia e associados às da Frente de Libertação do Povo do Tigray é dos mais mortíferos e silenciados da África recente. Uma conversa de Cristina Peres com Alexandra Magnólia Dias para tentar esclarecer as chances do acordo de tréguas assinado há menos de uma semana

Há quatro semanas, o jornal “The Telegraph” escrevia que a Etiópia estava a tornar-se “a guerra mundial” de África, com dezenas de milhares de mortes contabilizadas nos meses mais recentes a ficaram por reportar pelos media internacionais.

Há três semanas, o diretor da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que antes fora ministro da Saúde e dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, alertava para o facto de haver “uma janela muito estreita de tempo para evitar um genocídio” na sua região natal, no norte da Etiópia.

Na passada quarta-feira passada dia 2, porém, o Governo etíope e as forças do Tigray assinaram formalmente uma trégua, que permite alimentar a esperança de que esteja a chegar ao fim a guerra que ameaça há dois anos desfazer o segundo país mais populoso de África.

A convidada do episódio do África Agora que procura entender o que se passa na Etiópia é Alexandra Magnólia Dias, professora assistente do Departamento de Estudos Políticos da Universidade Nova de Lisboa e investigadora no IPRI, Instituto Português de Relações Internacionais.

O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres e tem edição multimédia de João Luís Amorim.

Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, também da secção Internacional do Expresso, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.



Oiça aqui mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas