72 dias de revolução, utopia e sangue da Comuna de Paris
Neste episódio de A História Repete-se, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre a Comuna de Paris de 1871, proclamada depois da guerra franco prussiana de 1870 e da consequente queda do imperador Napoleão III
Durante 72 dias intensos de cerco e luta de barricadas, os lideres da Comuna decretaram medidas tão emblemáticas quanto o direito de voto das mulheres, o ensino e justiça gratuitos.
No entanto, a Comuna de Paris não resistiu às contradições dos seus lideres - jacobinos, socialistas e anarquistas - nem ao cerco governamental, e acabou na semana sangrenta de maio de 1871, mas a sua experiência de democracia direta inspirou acontecimentos cruciais do século XX, como a tomada do poder pelos bolcheviques na Rússia (1917).
Barricade The Paris Commune May, 1871. Andre Devambez, 1911
Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios: