A Beleza das Pequenas Coisas

Bando dos 4: “Sampaio era de facto um homem bom e um político singular que praticou sempre a receita da inclusão e do diálogo”

O "Bando dos Quatro", que tinha Jorge Sampaio como figura principal, reunia-se regularmente para almoçar num restaurante à beira-Tejo. Na pandemia, este quarteto de amigos passou a falar quase todos os dias num grupo de WhatsApp. Agora, um mês depois da morte do ex-Presidente, o psiquiatra José Gameiro, e os antigos assessores de Sampaio em Belém, Jorge Simões e Jorge Reis Novais, juntam-se numa última conversa para celebrar esta amizade num episódio especial do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas” onde se revelam alguns pequenos segredos de bastidores. “Sampaio telefonava-me dando sugestões à ministra da Saúde. 'Diga-lhe, que ela quando fala tem de olhar para as pessoas'”

Joao Girao

Foi há um mês que o país se despediu do ex-Presidente Jorge Sampaio, figura maior da democracia portuguesa, que partiu aos 81 anos. Desde o início da pandemia, Sampaio e mais três amigos passaram a falar quase diariamente ao fim da tarde, pelas 19h, num grupo de WhatsApp batizado de “O Bando dos Quatro”. Nessa ‘hora mágica’ de amizade, cavaqueira, discussão e cumplicidade não havia cônjuges, namoradas, refeições ou outros compromissos que se sobrepusessem.

Era um debate livre que passava a pente fino todos os temas, acima de tudo política. Poucos sabiam deste grupo, que integrava dois dos seus antigos assessores de Belém: Jorge Reis Novais, para os assuntos Constitucionais, Jorge Simões para os assuntos de Saúde e ainda o médico psiquiatra José Gameiro com quem Sampaio colaborou na Câmara de Lisboa.

Com o falecimento de Jorge Sampaio este grupo desfez-se. Mas os seus três amigos reuniram-se uma última vez para evocarem o ex-Presidente e celebrarem a memória “de um homem bom”, um “político singular” com quem tinham muita cumplicidade. "Em Belém, naquela mesa grande com muita gente, Sampaio enviava-nos papelinhos de como nos devíamos comportar na discussão. Com coisas do género: “Mas para que é que está a insistir nisso?”

Ouça esta conversa no site do Expresso ou nas aplicações de podcast existentes como Apple Podcasts, Spotify ou Google Podcasts.

A sonoplastia é do João Luís Amorim, as fotografias são do João Girão e o genérico é uma bela criação original do músico Luís Severo.

Este podcast regressa de forma assídua em breve. Aproveitem esta pausa para ouvir ou regressar a algumas das quase duzentas conversas até agora feitas. E não se esqueçam: subscrevam este podcast, ativem as notificações, partilhem-no com as pessoas boas que vos rodeiam e continuem a enviar as vossas opiniões, sugestões, histórias e comentários para o email abelezadaspequenascoisas@impresa.pt.

Até lá, pratiquem a empatia e boas conversas! <3

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: oemaildobernardomendonca@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate