Impresa reforça liderança no mercado de podcasts, com Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis e Zé Diogo Quintela no top 3 do ranking nacional
Matilde Fieschi
Pelo 4º mês consecutivo, o Grupo Impresa mantém-se líder do Ranking PodScope, reforçando em abril a sua posição, depois de registar quase o dobro do número de downloads obtido pelo 2º classificado. Veja aqui o top de podcasts mais ouvidos em Portugal
Em abril, o Grupo Impresa voltou a marcar posição no ranking de Podcasts, reforçando a sua liderança por larga distância. Neste mês, os podcasts do Expresso e da SIC acumularam um total de 4.919.867 downloads, o que corresponde a 43% do total de downloads do Mercado de Podcasts auditado.
A Impresa liderou também o ranking de Listeners, com uma média de 649 mil ouvintes por semana.
Gravação do novo podcast de Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis e José Diogo Quintela. Lisboa, 18 de março de 2025.
José Fonseca Fernandes
O Grupo Impresa mantém-se, pelo 4º mês consecutivo, líder do Ranking PodScope, o primeiro ranking auditado de podcasts no mercado que congrega os resultados dos quatro membros fundadores: Observador, Renascença, Impresa e Bauer.
Este mês reforçou a sua posição de liderança, ao voltar a afastar-se do 2º classificado, a Rede Observador, que não foi além dos 2,52 milhões de downloads em abril. No 3º lugar do ranking surge a Rede Bauer Media (com 2,48 milhões) e, na 4ª posição, está agora o Grupo Renascença Multimédia (que somou apenas 1,61 milhões de downloads, com a ausência de novos episódios do Podcast Extremamente Desagradável).
Gravação de episódio do podcast Geração 80, de Francisco Pedro Balsemão, com a cantora Gisela João
Nuno Fox
Os podcasts da Impresa representam 43% dos downloads do mercado português em abril; no top 10 com mais downloads, cinco são deste grupo; no top 30, 16 são da Impresa.
A marca SIC foi a que mais cresceu em abril, liderando o ranking de variação absoluta face ao mês anterior em termos de downloads. A marca SIC Notícias lidera o ranking de Listeners em abril, sendo deste modo a marca com o maior número de Ouvintes no mês.
Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira foi o podcast no PodScope que apresentou o maior crescimento de Downloads e Listeners face ao mês anterior. Este podcast da SIC aparece agora na 3ª posição do ranking downloads, atrás do Homem que Mordeu o Cão (da Rádio Comercial) e Extremamente Desagradável (da Renascença). Foi ainda o podcast com o maior número de ouvintes em abril, liderando assim o ranking de listeners do mês.
Gravação ao vivo do podcast O CEO é o limite, de Cátia Mateus, com José Soares, no PodFest, Festival de Podcasts do Expresso, janeiro de 2025
Na primeira posição do ranking está O Homem Que Mordeu o Cão, de Nuno Markl, na Rádio Comercial. Em segundo lugar, Extremamente Desagradável, de Joana Marques, na Rádio Renascença. Em terceiro, o podcast original Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira, de Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis e José Diogo Quintela, na SIC, e, na quarta posição, o podcast de Pedro Andersson, Contas-Poupança, na SIC Notícias.
No quinto lugar, o Programa cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer, também na SIC Notícias.
Gravação de episódio do podcast A Beleza das Pequenas Coisas, de Bernardo Mendonça, com o músico Noiserv
José Fonseca Fernandes
Em sexto lugar, o Bem Vindo a Mais Um Episódio de, da autoria de Manuel Cardoso, na Rádio Comercial e, em sétimo, Ninguém POD comigo, da RFM.
Em oitavo lugar, o podcast diário do Expresso liderado por Paulo Baldaia, Expresso da Manhã, em nono, o Posto Emissor da Blitz, do Expresso, e em décimo, A Guerra Traduzida, da Rádio Observador.
Gravação de episódio do podcast Histórias de Lisboa, de Miguel Franco de Andrade, com a professora Isabel Castro Henriques
Nuno Fox
Dentro do top 20 de podcasts mais ouvidos em Portugal encontram-se ainda o Eixo do Mal, A Beleza das Pequenas Coisas, Geração 80 e O CEO é o limite do Grupo Impresa.
Podscope: o que é e para que serve
O Podscope surge do grande crescimento do consumo de podcasts em Portugal, em sintonia com o panorama internacional.
Com dados disponíveis desde janeiro de 2025 dos quatro membros fundadores - Observador, Renascença, Impresa e Bauer -, este serviço da Marktest é aberto a todos e está disponível para auditar os resultados dos podcasters portugueses independentes. Os resultados deste ranking dizem respeito aos downloads ocorridos todos os meses em Portugal. Saiba mais aqui.