3 milhões de downloads: outubro foi o melhor mês de sempre nos podcasts do Expresso, SIC e SIC Notícias
Jose Fernandes
Pela primeira vez, mais de 1,2 milhões de ouvintes únicos descarregaram episódios de podcasts do Grupo Impresa durante um único mês. Outubro registou também o valor mais elevado de sempre de downloads dos podcasts Expresso e SIC: 3 milhões. Depois de ter estreado a 9 de outubro uma nova imagem gráfica na televisão e online, a SIC Notícias atingiu um 1,3 milhões de downloads, o Expresso superou a fasquia de 1 milhão e a SIC chegou às 700 mil descargas de episódios. Saiba aqui quais são os podcasts mais ouvidos
O mês de outubro de 2023 registou o valor mais elevado de sempre nos podcasts do Grupo Impresa, com um total de 3 095 659 downloads de episódios Expresso, SIC e SIC Notícias. Com mais de 40 programas semanais no formato podcast, o Expresso, a SIC e a SIC Notícias superaram também a fasquia de 1,2 milhões de ouvintes únicos por mês e reforçaram o seu alcance junto da diáspora de falantes de língua portuguesa em todos os continentes.
José Fernandes
Rita Piçarra, ex-diretora Financeira da Microsoft Portugal, reformou-se aos 44 anos
Os cinco programas com maior número de downloads ao longo do mês de outubro foram: o Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer, de Carlos Vaz Marques, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares na SIC Notícias, o Expresso da Manhã, podcast do Expresso com a análise dos temas que marcam a atualidade, da autoria de Paulo Baldaia, Coisa que não edifica nem destrói, experiência social em que Ricardo Araújo Pereira fala sozinho durante bastante tempo sobre assuntos que o entusiasmam muito, Eixo do Mal, histórico programa de análise da atualidade na SIC Notícias com Clara Ferreira Alves, Luís Pedro Nunes, Pedro Marques Lopes e Aurélio Gomes, e Isto é Gozar com Quem Trabalha, realizado e escrito por Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Miguel Góis, Cláudio Almeida, Manuel Cardoso, Cátia Domingues, Guilherme Fonseca e Joana Marques.
No top 10 do Grupo Impresa estão ainda o Contas-poupança, projeto de Pedro Andersson na SIC Notícias com dicas financeiras enquanto faz o seu trajeto habitual de casa para o local de trabalho, o mítico programa da SIC A Noite da Má Língua, de Júlia Pinheiro, com Manuel Serrão, Rui Zink e Rita Blanco, O CEO é o limite, sobre gestão e liderança, da jornalista Cátia Mateus no Expresso, as entrevistas intimistas do Alta Definição, guiadas por Daniel Oliveira, e A Beleza das Pequenas Coisas, o podcast mais antigo do Expresso, de Bernardo Mendonça.
Desde 2015, o Grupo Impresa tem vindo a apostar significativamente nesta área e o resultado reflete-se também no ranking de podcasts nacionais, com vários podcasts do Expresso e da SIC a figurar sistematicamente nos mais ouvidos em Portugal.
Nos últimos anos, sobretudo desde a pandemia, os podcasts passaram de um interesse de nicho para uma tendência de consumo em Portugal. O áudio digital tem vindo a ganhar adeptos, tanto na área da informação como do entretenimento. Ouvir podcasts é uma prática cada vez mais comum entre os portugueses, dentro e fora do país. Além de Portugal, é no Reino Unido, Brasil, Espanha, Suíça, Alemanha, França e EUA onde mais se descarregam podcasts do Expresso e da SIC. O formatoconseguiu conquistar espaço entre ouvintes de diversos perfis, sobretudo jovens, altamente qualificados e exigentes na busca por conteúdo de qualidade.
Segundo o relatório Digital News Report 2023 do Reuters Institute em Portugal muitos dos conteúdos de programas de televisão e rádio têm tido mais audiência em podcast do que no formato linear, o que revela uma clara tendência de consumo crescente. Entre as áreas mais procuradas pelos portugueses encontram-se os podcasts de humor, política e análise de temas fortes da atualidade.
No grupo Impresa, que engloba as marcas Expresso, SIC e SIC Notícias, existem atualmente 42 podcasts com publicação regular, desde programas originais pensados especificamente para o público de podcasts a programas de televisão com emissão neste formato. Se ainda não conhece os nossos projetos, pode começar por visitar esta página para ficar a par de toda a oferta atual.