Conheça o ginásio que reescreve o conceito de boa forma

Treinar o corpo para expandir as capacidades físicas e mentais é o novo luxo, escreve a jornalista Catarina Nunes na crónica ‘Sem Preço’
Treinar o corpo para expandir as capacidades físicas e mentais é o novo luxo, escreve a jornalista Catarina Nunes na crónica ‘Sem Preço’
Jornalista
Li por estes dias um artigo na revista The Atlantic, que questiona a pouca atenção da indústria dos ginásios aos treinos considerados ‘básicos’, vocacionados para ensinar competências físicas simples.
O artigo critica a lógica de encarar um iniciante como alguém relativamente jovem e fisicamente capaz, que é encaminhado para o tipo de treino que é a moda do momento. Isto implica, invariavelmente, exercícios de alta intensidade e com pesos. A questão, que o dito artigo enfatiza, é que esta abordagem deixa de fora a imensa minoria que não tem motivação nem condição física para tal e que, invariavelmente, corre o risco de lesões e de abandonar o ginásio (quem nunca?).
É nesta época, quando a temperatura começa a subir, que somos bombardeados com a falácia de começar a trabalhar para o chamado ‘corpo de verão’, como se este tivesse de ser obrigatoriamente diferente daquele que temos durante o resto do ano. O tema tem ainda outro ângulo: as opções de treino existentes para quem quer simplesmente reverter os efeitos negativos das longas horas à secretária (a trabalhar ou a estudar), e viver e envelhecer de forma saudável, autónoma e sem dores.
Estes não são os exatos motivos que levam os protagonistas desta crónica a juntarem-se para pôr de pé o ginásio Circle, em Lisboa, mas a base não é muito diferente. É na simbiose das histórias de vida dos três sócios (já lá vamos) que nasce o desejo de criar um espaço que redefina a saúde, cruzando os seus pilares: o movimento, a nutrição, a respiração, a regeneração e a mentalidade.
O foco não é o padrão estético do corpo ideal, mas antes a elevação da qualidade de vida e do potencial humano, em que os resultados na aparência são uma consequência e não um objetivo. A metodologia seguida (seja nas aulas de grupo ou nos treinos personalizados) dá prioridade à força, à coordenação, à mobilidade, à resistência e à velocidade, por serem as capacidades que promovem e melhoram a qualidade e a experiência de vida.
Dificilmente alguém adivinharia que este tipo de abordagem teria por trás uma mãe e a sua filha ex-obesas e um treinador ex-obcecado por hipertrofia muscular. As consequências de um acidente de mota impedem Ernesto Carvalho (45 anos) de continuar a carreira de futebolista e dão início a um novo caminho. O diretor de operações do Circle acaba por satisfazer a necessidade de atividade física num ginásio, com os tradicionais treinos com pesos muito elevados. O resultado não se faz esperar: uma hérnia.
É a partir daqui, já com o curso de Desporto concluído, que começa a procurar alternativas, apaixonando-se pelos exercícios de mobilidade, nos quais se especializa enquanto treinador físico. Já as suas sócias, Karima Manji (61 anos) e Noor Palma (30 anos), fazem um percurso oposto. A presidente do Circle vem de uma carreira de 20 anos como empresária, em Portugal, Angola e Dubai, em que o estilo de vida que segue não é de todo recomendável.
Ao sedentarismo soma a má alimentação, o consequente excesso de peso...e um enfarte. Em Luanda começa a treinar com Ernesto Carvalho, que lhe mostra que a prática física focada na mobilidade e qualidade dos movimentos pode prevenir problemas de saúde graves e curar as dores e as hérnias. É aqui que começa a ‘marinar’ a ideia de abrir em Lisboa um ginásio que responda a estas necessidades.
A terceira ‘cabeça’ do projeto vem também de um passado em que a saúde é descurada. A diretora-geral do Circle tinha o perfil de tantas e tantos jovens da sua idade: fumava um maço de cigarros por dia, consumia muito álcool, tinha excesso de peso e era sedentária há 25 anos (basicamente toda a vida). Quando termina o mestrado em Psicologia Criminal confronta-se com o próprio vazio, sem vontade sequer de exercer a profissão inerente ao curso que tinha tirado.
Noor Palma bate no fundo quando dá por ela a olhar para o espelho e a chorar por não gostar de si. Decide inscrever-se num ginásio com o único objetivo de emagrecer, mas acaba por descobrir que o exercício é a maior ferramenta para o crescimento pessoal. A mente é fortalecida com o treino de força, a resiliência aumenta a par com a resistência e a agilidade mental é potenciada pela velocidade física.
Esta experiência de Noor Palma é consubstanciada na filosofia do Circle de ‘bem estar aumentado’, que na prática significa elevar a consciência e o potencial humano através do exercício físico. As portas do Circle abrem após cinco anos de preparação, no início de 2020, quando está à espreita uma pandemia mundial que nos viria a evidenciar que a saúde e o bem estar físico e psicológico são os maiores luxos.
Curiosamente, o projeto Circle ocupa as duas lojas nas imediações da zona do El Corte Ingles, onde no passado se encontrava o supermercado Miosótis, um veterano na promoção da alimentação saudável. O novo inquilino do número 16A-B da rua Marquês Sá da Bandeira também tem um ‘pé’ na nutrição, com o Plants&Co, um restaurante com refeições plant-based, em que a alimentação é encarada como uma forma de cura.
Mas é na porta ao lado, numa área dividida entre dois pisos, que se recupera ou aprimora a qualidade dos movimentos e o desempenho, ao mesmo tempo que se tratam ou previnem lesões. Sendo este último aspeto o ponto de partida dos treinos prescritos, os serviços do Circle são complementados com tratamentos de spa e de regeneração física, bem como com consultas de osteopatia e de nutrição.
Além de dois estúdios de aulas de grupo, existe um espaço para treino individual acompanhado por um treinador e uma outra área de treino livre. Comum a estes quatro estúdios é a ausência das convencionais máquinas de levantar pesos, que são substituídas por um ou outro equipamento mais focados na funcionalidade dos movimentos e no trabalho cardiovascular.
A ‘estrela’, porém, é a tecnologia PRAMA, que se estreia em Portugal no Circle e está presente nos quatro estúdios. Trata-se de um sistema imersivo com estímulos de luz no revestimento do chão e das paredes, que reagem ao toque, acompanhados por som e música. O objetivo é potenciar o desenvolvimento de capacidades funcionais e cognitivas, aumentando a resistência e a mobilidade. O modus operandi e os resultados desta tecnologia darão pano para outra crónica...
A empreitada de expansão das capacidades não se limita às aulas e acontece também fora das quatro paredes do ginásio. Partindo da atividade física, o Circle Journey organiza viagens e eventos em que a exploração da natureza e a meditação, por exemplo, são veículos de desenvolvimento pessoal. Neste momento, Noor Palma encontra-se na ilha do Pico, nos Açores. Acompanha um grupo na subida ao vulcão e quer que este tipo de jornada revele um universo de infinitas possibilidades, físicas e mentais. O tal ‘corpo de verão’ é um extra, consciente e consistente.
Circle
Promoção até 31 de maio (€150)
Inclui inscrição sem fidelização, seguro, avaliação profunda de movimento, plano de treino, um mês de acesso ao ginásio, 20% de desconto na terceira mensalidade, um treino personalizado e 50% de desconto no spa
Rua Marquês Sá da Bandeira, 16A-B
1050-148 Lisboa
21 589 48 61
91 604 46 11
circle@yourcircle.pt
www.yourcircle.pt
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CNunes@expresso.impresa.pt