Opinião

Agora tenho medo de Elon Musk

Agora tenho medo de Elon Musk

Lourenço Medeiros

Editor de Novas Tecnologias da SIC

Os militares americanos têm feito chover dinheiro nas empresas de Elon Musk e dificilmente vão prescindir das suas capacidades, mesmo quando o próprio enfrenta politicamente as administrações dos EUA. Podemos, ou será até que devemos, desistir do X, deixando os loucos das teorias da conspiração a inventar mentiras descaradas sem que ninguém os contradiga?

Há que admirar uma pessoa que consegue mudar a indústria automóvel para melhor, que aposta em melhorar a captação e distribuição de energia a nível mundial, que está na frente, destacado, na nova era espacial e que, por isso, arrisca revolucionar as telecomunicações. É demasiado poder num tipo que provou ter má fé, ser mentiroso e não ter quaisquer escrúpulos em manipular a opinião pública e os mercados financeiros? É. Eu sigo o que vai dizendo sobre a “comunista” Kamala Harris, incitando aqui e ali à violência e a todo o tipo de discriminações. Considero-me obrigado a saber o que uma pessoa assim está a tentar fazer, e não há dia em que não me espante com o crescimento do seu sentimento de impunidade e capacidade para… não há outra forma de o dizer, a sua capacidade para mentir.

Recuso-me a acreditar que uma pessoa assim acredita no que diz, acho apenas que não tem qualquer travão moral para chegar aos seus objetivos.

Robert Reich, ex-secretário de estado do trabalho na administração Clinton, autor e militante, defendeu o boicote puro e simples à Tesla, à Space X, enfim, às empresas que fazem de Elon Musk o homem mais rico e um dos mais poderosos do planeta e arredores. E isto foi antes de Musk anunciar investimentos tão descomunais em IA que podem vir a colocar as suas empresas, começando pela X, como as mais avançadas do mundo, a usar e a vender Inteligência Artificial. Já ninguém tem grandes dúvidas de que ele é capaz disso. E ninguém terá grandes dúvidas de que poderá usar esse poder para manipular os curso dos acontecimentos a pretexto, como sempre, da extrema liberdade. A liberdade dos que o seguem à custa da liberdade dos “outros”.

Não sei se Musk ainda é boicotável, algumas empresas deixaram de comprar à Tesla mas estão longe de beliscar o negócio. A NASA e todos os que querem colocar satélites a preço de saldo vão desistir do melhor transporte de que dispomos neste momento para o espaço? Os militares americanos têm feito chover dinheiro nas empresas de Musk e dificilmente vão prescindir das suas capacidades, mesmo quando o próprio enfrenta politicamente as administrações dos EUA. Podemos, ou será até que devemos, desistir do X, deixando os loucos das teorias da conspiração a inventar mentiras descaradas sem que ninguém os contradiga?

Não sei como, mas começo a acreditar que a nossa civilização não se pode dar ao luxo de deixar crescer Musk ainda mais.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate