Quando ontem se comemorou o dia da República, seria útil ter-se clarificado o que cada um comemorava. Eu, como republicano, nem admito outro regime. Porém, curiosamente, as monarquias modernas são, elas próprias, repúblicas
A palavra república é constituída por res e publica. Duas palavras latinas que juntas significam a coisa pública, o Estado, a sua administração, a forma de governo. Qualquer dicionário de Latim, ou de etimologia (origem das palavras) o indica.
Se olharmos para a Europa, onde coexistem estados democráticos (enfim, ressalvando aqueles que parecem afastar-se da democracia) verificamos que alguns dos mais avançados - Dinamarca, Suécia, Holanda, Bélgica, Espanha e o recém-saído Reino Unido - são monarquias (ironicamente, tanto a Polónia como a Hungria, não o são). Significa isto que aqueles Estados, que têm por chefe um Rei ou uma Rainha não são repúblicas? Nada disso. Apenas têm como Chefe do Estado alguém que não é eleito, mas provém de uma família que pretende representar o conjunto dos cidadãos do país.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hmonteiroexpresso@gmail.com