Bom dia,
Setembro é um mês marcado por regressos. De volta está também a sua newsletter Expresso Longevidade.
Inevitavelmente, o passar dos anos traz mudanças físicas.
Para mostrar que a beleza pode fazer parte de qualquer fase da vida, a Cabelos Brancos lançou uma nova campanha de combate ao idadismo – a discriminação com base na idade – sob o mote “Original. Sem botox”. A diretora da associação explicou ao Expresso os objetivos.
O avançar da idade traz também uma maior probabilidade de vir a desenvolver demência, uma vez que este é o principal fator de risco. O Dia Mundial da Doença de Alzheimer assinalou-se no dia 21 e há novidades na área.
Uma equipa científica liderada pela investigadora Maria José Diógenes, do Instituto de Farmacologia e Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, confirmou em experiências com ratinhos o potencial terapêutico de um novo composto químico contra a doença.
Um estudo divulgado esta semana mostra que a grande maioria das famílias com pessoas com demência tem de suportar um custo mensal superior a 1600 euros e que sete em cada dez cuidadores informais enfrentam cansaço emocional extremo.
Para sensibilizar e ensinar profissionais e famílias a lidar com as pessoas com este tipo de patologias, que em Portugal são aproximadamente 200 mil, Castro Marim recebe esta sexta-feira e sábado o primeiro Congresso do Algarve de Alzheimer e Outras Demências.
O estímulo cognitivo é fundamental para vivermos não só mais anos, mas sobretudo com melhor qualidade de vida. Já em outubro, a Universidade Nova de Lisboa arranca com um programa de formação para pessoas com mais de 50 anos, com seminários, palestras e workshops em áreas tão diversas como democracia, inteligência artificial ou estilos de vida saudável.
E porque a longevidade exige planeamento e preparação, o Expresso procurou perceber como é que as famílias portuguesas encaram o tema da poupança a pensar no futuro. Contamos-lhe a história de uma família em que os mais pequenos começam desde cedo a aprender o valor do dinheiro. Mas, no país, falta ainda uma aposta geral na literacia financeira.
Pode ler tudo aqui e no semanário que chegou esta sexta-feira às bancas.
Bom fim de semana.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: scbaptista@impresa.pt