A conjuntura atual está marcada pelo aumento do custo de vida, em particular do preço dos alimentos. Torna-se ainda mais importante ajudar aqueles que mais precisam. Se gostava de doar alimentos ou de ser voluntário em campanhas com este objetivo, uma das entidades portuguesas às quais se pode dirigir é ao Banco Alimentar Contra a Fome.
Criado em 1991, o Banco Alimentar tem como principal objetivo “a luta contra o desperdício”, segundo a presidente da instituição de solidariedade social Isabel Jonet. O Banco Alimentar recolhe produtos alimentares que seriam desperdiçadas e encaminha-os gratuitamente a pessoas carenciadas. Atualmente, há 21 bancos alimentares em funcionamento por todo o Continente e ilhas.
Os alimentos chegam ao Banco através de excedentes de produção agrícola, produtos descartados por empresas do ramo alimentar, por razões comerciais, e através de campanhas.
Na mais recente campanha realizada pelo Banco Alimentar nos supermercados, no início de dezembro de 2023, foram angariadas mais de 2292 toneladas de alimentos, com a ajuda de mais de 40 mil voluntários distribuídos por todo o país, segundo o comunicado da própria instituição. A campanha teve lugar em 2000 superfícies comerciais de 21 regiões do país.
Os alimentos angariados nesta campanha já foram distribuídos por 2600 Instituições de Solidariedade Social, que os distribuem por cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares.
O comunicado é acompanhado das palavras da presidente – que entrevistamos no episódio do Minuto Consumidor – onde afirma: “não podemos deixar de sublinhar o papel dos voluntários, pessoas de todas as idades, com convicções políticas e religiosas diversas que, participando, lado a lado, contribuem de forma fraterna e solidária para uma sociedade mais justa e coesa”.
Em 2023, mais de dois milhões de pessoas encontravam-se em risco de pobreza ou exclusão social, o que fez aumentar a taxa para 20,1%, quando em 2022 se fixava nos 17%.
Para além da campanha realizada nos supermercados, duas vezes por ano, o Banco Alimentar procura chegar àqueles que mais precisam por outras vias. Segundo o site do Banco Alimentar, a nível europeu, existem 351 Bancos operacionais em 30 países, que, em 2022, distribuíram mais de 876.316 toneladas de alimentos, em parceria com 44.884 organizações sociais, beneficiando mais de 12,4 milhões de pessoas.
Para ajudar, pode sempre “dar o seu tempo” e tornar-se voluntário no Banco Alimentar e respetivas campanhas, pode doar dinheiro ou participar noutras campanhas como o “Papel por Alimentos”.
O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas duvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizantes
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: taribeiro@expresso.impresa.pt