Exclusivo

Guerra no Médio Oriente

"Está quase a estalar a relação entre os EUA e o Governo de Israel": o que significa o aviso de Kamala Harris sobre a invasão a Rafah?

"Está quase a estalar a relação entre os EUA e o Governo de Israel": o que significa o aviso de Kamala Harris sobre a invasão a Rafah?
Anadolu/ Getty Images

A vice-presidente dos Estados Unidos alertou este domingo que, se Israel avançar com uma ofensiva militar sobre Rafah, haverá consequências. Não explicou qual, mas as declarações têm múltiplas interpretações. Uma conversa com o jornalista, especialista em política internacional, Germano Almeida dá pistas sobre o que poderá estar por trás das palavras de Kamala Harris

A entrevista da vice-presidente dos Estados Unidos à cadeia televisiva ABC News este domingo traz uma novidade ao discurso da administração de Joe Biden em relação ao conflito Israel-palestiniano. Kamala Harris disse que os Estados Unidos tirarão “consequências”, que são para serem levadas a sério, se Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, insistir em avançar sobre o território de Rafah, na fronteira sul de Israel com o Egito, sem salvaguardar a segurança dos cerca de 1,4 milhões de pessoas ali abrigadas.

O jornalista Germano Almeida, há 23 anos dedicado a estudar a política internacional, explica as entrelinhas de palavras que significam mais do que apenas o que foi dito.

O que podem significar as “consequências” de que falou Kamala Harris?
Não significam uma rutura definitiva entre os Estados Unidos e o Governo de Israel, mas podem referir-se a algum corte na ajuda militar enviada pelos norte-americanos, o que, por si só, já seria inédito. Mas, sobretudo, significa uma alteração na forma como os Estados Unidos olham para a ofensiva de Israel.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate