Guerra na Ucrânia

Filhos de oligarcas russos suspeitos de usar fundos dos pais para conseguir vistos gold no Reino Unido

Filhos de oligarcas russos suspeitos de usar fundos dos pais para conseguir vistos gold no Reino Unido
Peter Macdiarmid

Reino Unido concedeu 46 vistos gold a cidadãos russos com 21 ou menos anos, levando ativistas e deputados a temer que o regime tenha sido utilizado por filhos de cleptocratas para comprar a residência no Reino Unido com "dinheiro sujo"

Ativistas anti-corrupção e deputados britânicos temem que os vistos gold tenham permitido aos filhos dos oligarcas russos comprarem o direito a viver no país com o dinheiro dos pais. Os alertas surgem depois de o Ministério do Interior britânico ter revelado que concedeu autorizações de residência a 46 cidadãos russos com 21 ou menos anos ao abrigo deste programa.

A informação foi fornecida pelo gabinete ministerial à Bloomberg esta quarta-feira, na sequência de um pedido ao abrigo do Freedom of Information Act (lei britânica que assegura o "direito de acesso" público às informações mantidas por autoridades públicas).

O deputado conservador John Penrose considerou que os vistos gold poderão ter servido como uma "brecha para os filhos dos cleptocratas viverem vidas douradas em Londres, financiadas por dinheiro sujo”. O deputado conservador, que ocupa o cargo de "campeão anti-corrupção" por nomeação do primeiro-ministro, defendeu que, "se os vistos fossem concedidos aos melhores e mais brilhantes jovens empreendedores, a Grã-Bretanha beneficiaria enormemente dos empregos, energia e riqueza por eles criados".

"A resposta é o governo publicar a sua revisão há muito prometida dos vistos dourados, para que possamos ver o que realmente aconteceu e quando. A luz do sol é o melhor desinfetante, como diz o ditado", argumentou.

Os vistos gold britânicos foram lançados em 2008 e visavam atrair cidadãos estrangeiros abastados para o Reino Unido. Para obter autorização de residência, os requerentes deveriam investir no mínimo dois milhões de libras (2,4 milhões de euros ao câmbio atual).

O programa foi utilizado por cerca de 12 mil pessoas para facilitar a entrada no Reino Unido, sendo particularmente popular entre os cidadãos chineses e russos. Segundo a Reuters, desde 2008 foram emitidos vistos gold a 2 581 russos.

O esquema foi eliminado em fevereiro passado por se temer que tenha sido explorado por oligarcas russos. De acordo com o programa anticorrupção Spotlight on Corruption, cerca de metade (6.312) foram revistos devido a “possíveis riscos para a segurança nacional”.

“Devido a uma lacuna no regime de vistos dourados, havia pouca ou nenhuma verificação sobre a fonte de riqueza, se o dinheiro tinha sido oferecido à pessoa que solicitava o visto”, afirmou a diretora-executiva da Spotlight on Corruption, Susan Hawley.

“Isto significa que os filhos dos oligarcas podem ter usado o dinheiro dos seus pais, possivelmente obtido por meio de corrupção, para garantir a residência no Reino Unido, exemplificando mais uma vez como o regime facilitou o fluxo de dinheiro sujo para o Reino Unido", defendeu a ativista.

No final de março, uma representante do Ministério do Interior já tinha revelado no Parlamento que o Reino Unido tinha concedido vistos gold a oito dos oligarcas russos incluídos na lista dos indivíduos sancionados por terem ligações a Putin. Os seus nomes não foram revelados.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: calmeida@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate