França

Apagão em Cannes deixa 160 mil casas sem luz, autoridades investigam possível sabotagem

Apagão em Cannes deixa 160 mil casas sem luz, autoridades investigam possível sabotagem
Getty Images

Incêndio numa subestação elétrica e a queda de um poste causaram este sábado um apagão que deixou um número elevado de casas sem eletricidade no sudeste de França. Autoridades estão a investigar uma possível origem intencional nestes incidentes

Cerca de 160 mil casas ficaram este sábado sem eletricidade no sudeste de França, devido a uma falha de energia que afetou várias cidades do departamento dos Alpes Marítimos, incluindo Cannes, onde decorre hoje à noite a cerimónia de encerramento do Festival de Cinema com a entrega da Palma de Ouro.

O incidente teve início durante a madrugada, por volta das 02h45 locais (00h45 em Lisboa), com um incêndio numa subestação elétrica na cidade de Biançon, próxima de Cannes. Embora o fornecimento tenha sido rapidamente restabelecido com recurso a redes alternativas, a rede elétrica ficou enfraquecida.

As autoridades francesas estão a investigar uma possível origem intencional nestes incidentes. Fontes do Ministério do Interior disseram à rádio France Info que o incêndio pode ter sido provocado deliberadamente, e foi enviada uma brigada policial ao local. Além disso, decorre uma investigação sobre a eventual sabotagem de vários postes de eletricidade em Villeneuve-Loubet, Mougins e Cagnes-sur-Mer.

Já ao longo da manhã, por volta das 10h locais (08h em Lisboa), um poste caiu sobre uma linha de alta tensão, provocando um segundo apagão, que interrompeu o fornecimento de eletricidade a grande escala.

A empresa gestora da rede elétrica, RTE, indicou que as suas equipas estão a trabalhar para restaurar a energia o mais rapidamente possível. Um porta-voz da RTE confirmou que a causa dos incidentes ainda não está determinada e o caso foi encaminhado para as autoridades policiais.

Apesar da falha de energia, a organização do Festival de Cinema de Cannes assegurou que a cerimónia de encerramento não será afetada, graças a um sistema de alimentação elétrica independente. Segundo comunicado citado pela AFP, "o Palais des Festivals mudou para um sistema autónomo, permitindo que todos os eventos e exibições planeados para hoje se realizem em condições normais".

As exibições finais foram brevemente interrompidas durante alguns minutos, até o sistema secundário entrar em funcionamento. No entanto, as exibições programadas fora do palácio do Festival foram canceladas.

A falha de energia teve ainda outros impactos significativos na cidade: os semáforos estiveram apagados, causando problemas no trânsito, e muitos comerciantes foram obrigados a suspender a atividade. O tráfego ferroviário também foi perturbado, com atrasos e suspensão de alguns comboios, além do apagão dos monitores de informação na estação de Cannes.

Nas redes sociais, o presidente da câmara alertou para a "grande falha de energia que está a afetar a zona oeste dos Alpes Marítimos". Segundo a SNCF, a empresa ferroviária nacional francesa, o incidente está a ser gerido com tranquilidade e não se registaram cancelamentos de comboios até ao momento.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate